A brasileira Giulia Takahashi passou bem perto de uma medalha em sua primeira competição na Europa. Ela parou nas quartas de final do torneio de duplas do Aberto da Espanha, etapa do Circuito Mundial Júnior, em Platja D’Aro. No torneio individual, Giulia ficou nas oitavas de final.
Neste domingo (5), ao lado da porto-riquenha Brianna Burgos, Giulia Takahashi participou da vitória sobre as espanholas Lorena Gil e Angela Rodriguez, por 3 a 0 (11/8, 11/6 e 11/6). Posteriormente, no jogo que valia a classificação para a semifinal, acabaram derrotadas pelas russas Anastasiia Beresneva e Svetiana Dmitrienko, por 3 a 0 (2/11, 7/11 e 14/16). No individual, Giulia foi batida por Chen Tsai-Ni, de Taiwan, por 3 a 0 (11/13, 7/11 e 7/11).
Apesar de ter sido medalhista no Desafio Mundial de Cadetes em 2018 e já ter inclusive vencido uma etapa do Circuito Mundial Júnior, Giulia jamais tinha atuado no Velho Continente. Portanto, o desempenho pode ser considerado bem positivo.
“Nesse campeonato eu dei o melhor. As meninas aqui são muito fortes. Estava meio assustada no primeiro dia, tudo era novo para mim. Depois, consegui me acostumar”, revela a atleta.
Para o técnico Hideo Yamamoto, a primeira experiência na Europa foi de grande valia para a mesa-tenista Giulia Takahashi, de apenas 14 anos.
“O jogo aqui é muito mais rápido. A Giulia sofreu muito com isso. Apesar de ter uma grande experiência internacional, ela não tinha essa vivência de competição na Europa. Tanto que no juvenil, por pouco ela não conseguiu sair da fase de grupos, mas no dia seguinte a adaptação dela foi muito rápida, ela entrou completamente diferente. Em pouquíssimo tempo eu senti que ela evoluiu bastante”, analisa.