Hugo Calderano conquistou duas medalhas de ouro no Aberto do Brasil. Depois de subir no lugar mais alto do pódio nas duplas ao lado de Gustavo Tsuboi, o 22º colocado do ranking mundial não deu chances para o indiano Anthony Amaralj e conquistou o título ao vencer a final por 4 sets a 1 com parciais de 14/12, 9/11, 11/7, 11/7 e 11/5.
Depois de um primeiro set extremamente equilibrado em que o brasileiro conseguiu vencer por 14/12, o segundo foi chave para determinar o que iria acontecer na partida. Anthony Amaralj chegou a abrir 7 a 1 e depois 9 a 2, mas Hugo Calderano conseguiu uma reação espetacular e encostou no placar, ficando apenas um ponto atrás: 10 a 9. Foram cinco set points salvos, mas na hora de empatar o duelo, a bola foi na rede e o indiano acabou vencendo a parcial por 11 a 9.
Apesar da vitória de Anthony Amaralj, a reação no segundo set deu muita confiança a Hugo Calderano, que dominou completamente as outras três parciais para vencer e conquistar o título do Aberto do Brasil. “Fiquei muito feliz de ser campeão aqui porque não foi fácil. Na minha estreia, tive que salvar dois match points e venci em quatro sets. E hoje, na final, o indiano é muito agressivo nas primeiras bolas e coloca muita pressão, mas consegui vencer e estou muito feliz com o resultado”, disse Hugo Calderano, que terá pela frente a partir do dia 29 deste mês a disputa do Mundial de tênis de mesa em Dusseldorf na Alemanha.
“O Aberto do Brasil foi um ótimo preparatório. Estou voltando de lesão e deu para perceber que já estou no meu melhor nível. Volto na quarta-feira para a Alemanha e vou intensificar os treinos para o Mundial. Como eu treino em Ochsenhausen, vou jogar praticamente em casa”, afirmou o jogador, que espera continuar evoluindo para chegar na Olimpíada de Tóquio em condições de brigar pelo título. “Fico muito feliz com minha evolução, que tem sido rápida por eu estar treinando e competindo entre os melhores do mundo na Alemanha. Espero chegar em Tóquio brigando por uma medalha”, espera Hugo Calderano, que em 2014 ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Além das duas medalhas de ouro de Hugo Calderano, o último dia do Aberto do Brasil teve também a medalha de prata de Bruna Takahashi e Lin Gui nas duplas femininas. Na única competição sem brasileiros na final, a romena Bernadette Szocs venceu a francesa Audrey Zarif e ficou com o ouro.