Nesta segunda (10) e terça-feira (11), aconteceu a Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos. E o Brasil carimbou o passaporte de 30 atletas para Lima 2019.
O segundo dia de disputas da Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos, nesta terça, não teve grandes surpresas. Das cinco vagas em disputa, quatro foram garantidas por atletas da Seleção Brasileira. A classe 9 masculino, que não tinha nenhum atleta da Seleção brigando (Lucas Carvalho já estava assegurado nos Jogos), teve a classificação de Ramon Colombo, que estreará na competição.
Guilherme Costa garantiu a segunda vaga da classe 2 ao bater Ronaldo Pinheiro, por 3 a 0 (11/3, 11/6, 11/6). “Não fiz um grande Mundial, mas estou jogando bem, estou jogando firme. Atualmente, sou o número 14 do ranking mundial, minha meta em 2019 é chegar ao Top-10. Agora é descansar e entrar no próximo ano com tudo”, disse o classificado.
O estreante Ramon Colombo comemorou a vitória sobre Mario Luís Ribeiro, por 3 a 1 (11/9, 11/8, 5/11 e 11/6), na disputa pela segunda vaga da classe 9. De quebra, se disse aliviado, pois teve um ano de 2018 muito difícil: “Em julho, foram três mortes na família (um tio, a mulher do primo e o marido de outra tia, todos por causas naturais). É uma sensação diferente. Treinei muito para conquistar essa vaga. E estou batalhando para trabalhar como professor de Educação Física na Rede Municipal de Criciúma”.
Na classe 8-10 feminino, Jennyfer Parinos derrotou Lethícia Lacerda, por 3 a 0 (11/2, 11/4 e 11/3). Israel Stroh, na classe 7 masculino, bateu Paulo Henrique Fonseca, por 3 a 0 (11/4, 11/5, 11/5). E, finalmente, na classe 10 masculino, Diego Moreira superou Antônio Carlos Melo: 3 a 0 (11/7, 11/7 e 11/2).
A delegação brasileira do tênis de mesa ainda terá a inclusão de quatro atletas por critérios técnicos. Veja quem são os 30 classificados até o momento para o Parapan de Lima:
– Classe 2 Feminino – Cátia Oliveira (vice-campeã mundial na Eslovênia) e Carla Azevedo (Seletiva)
– Classe 3 Feminino – Marliane Santos (Seletiva)
– Classe 4 Feminino – Joyce Quinzote (Seletiva)
– Classe 5 Feminino – Maria Luiza Passos (Seletiva)
– Classe 6-7 Feminino – Millena França (pontuação pelo ranking nacional Sub-23) e Aline Ferreira (Seletiva)
– Classe 8-10 Feminino – Danielle Rauen e Jennyfer Parinos (Seletiva)
– Classe 11 Feminino – Ana Paula Cordeiro (Seletiva)
– Classe 1 Masculino – Conrado Contessi (pontuação pelo ranking nacional) e Aloísio Lima (Seletiva)
– Classe 2 Masculino – Iranildo Espíndola e Guilherme Costa (Seletiva)
– Classe 3 Masculino – Welder Knaf (Seletiva)
– Classe 4 Masculino – Ecildo Lopes (pontuação pelo ranking nacional) e Alexandre Ank (Seletiva)
– Classe 5 Masculino – Claudiomiro Segatto (Seletiva)
– Classe 6 Masculino – Goutier Rodrigues (Seletiva)
– Classe 7 Masculino – Paulo Salmin e Israel Stroh (Seletiva)
– Classe 8 Masculino – Luiz Filipe Manara (Seletiva) e Francisco Wellington (pontuação pelo ranking nacional)
– Classe 9 Masculino – Lucas Carvalho (pontuação pelo ranking nacional Sub-23), Guilherme Ifanger e Ramon Colombo (Seletiva)
– Classe 10 Masculino – Claudio Massad (pontuação pelo ranking nacional), Carlos Carbinatti e Diego Moreira (Seletiva)
– Classe 11 Masculino – Lucas Hansen (Seletiva)