O Brasil não teve um bom primeiro dia de confronto na disputa dos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis com a Bélgica, na Slueyter Arena, em Oostende, e acabou perdendo as duas primeiras partidas em simples com Thiago Monteiro e Thomaz Bellucci. Neste sábado, a partir das 9h (de Brasília), os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo entram em quadra nas duplas para manter o Brasil na disputa, em partida com transmissão ao vivo pelo Sportv 3 e Bandsports.
O Brasil iniciou a disputa nesta sexta-feira com o cearense Thiago Monteiro, de 22 anos, que fazia sua estreia na Copa Davis e tinha como adversário o top 15 mundial David Goffin. Depois de um início promissor do brasileiro, que conseguiu pressionar o favorito em seus primeiros games de serviço, Goffin soube tomar conta da partida e praticamente não deu chances de recuperação para o número 2 do Brasil e 101 do mundo, fechando por 3 sets a 0, com parciais de 6/2 6/2 6/0, em 1h38min.
“Foi uma grande experiência. Acho que joguei bem, mas o David mostrou o porquê de ele ser um dos melhores tenistas do mundo e estar no top 15. Ele colocou muita pressão no jogo e estava difícil manter este nível. Eu tentei dar o meu melhor, estava lutando por todos os pontos, mas hoje ele foi melhor que eu e mereceu vencer”, afirmou Monteiro.
“Tive duas chances em seus games de saque, estava com 0-30 em ambos, mas não consegui quebrar e ele voltou no jogo, começou a jogar em alto nível, quebrou meu serviço e passou a jogar mais confiante e agressivo. Ainda tenho que melhorar muito no meu jogo, especialmente neste tipo de piso, e Goffin jogou em um nível muito bom hoje”, completou o jovem cearense.
Número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci entrou em quadra na sequência para enfrentar Steve Darcis, o tenista mais experiente do time belga, que apesar do ranking atual número 103 na ATP, já esteve no top 50 e tem em seu histórico de Copa Davis vitórias importantes como a que classificou seu país para a final do ano passado, contra o argentino Delbonis.
Bellucci começou melhor na partida, conseguiu a primeira quebra de serviço e conseguiu vencer o tie-break do primeiro set depois de ter a quebra devolvida. A partir do segundo set, Darcis passou a levar a melhor nos games mais longos contra o brasileiro, que não conseguiu mais ficar à frente no jogo e acabou derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 6/7(5) 6/1 6/3 6/3, em 2h55min de partida.
“Ele estava sempre colocando bastante pressão, tem uma boa devolução, especialmente no segundo serviço. Acho que eu não saquei muito bem hoje, cometi muitos erros e ele mereceu a vitória. Dei meu melhor hoje, eu tentei coisas diferentes e nada deu certo para mim. Eu estava tentando ir à rede, estava tentando colocar mais pressão nele no segundo serviço. Tentei tudo o que eu tinha”, lamentou o paulista.
Com os belgas a um ponto da classificação para o Grupo Mundial 2017, o Brasil aposta neste sábado na dupla formada por Melo e Soares para se manter na disputa em Oostende. Eles enfrentam Ruben Bemelmans e Joris de Loore, dupla que pode ser alterada pelo capitão belga até 1h antes da partida. O histórico dos mineiros na Copa Davis é favorável, com apenas duas derrotas em 12 partidas atuando juntos.
“Não foi um bom dia para a gente, mas agora o foco é nas duplas. Temos que ganhar este ponto para sobreviver até domingo. E é dia a dia. São três pontos necessários, eles têm dois e nós temos mais três para jogar, então vamos lutar por esses três pontos o máximo que pudermos”, afirmou o capitão João Zwetsch.
O capitão gostou da entrega de Monteiro em sua estreia na Copa Davis e acredita que ele pode crescer bastante neste tipo de competição. “Foi um grande competidor, lutou do primeiro ao último ponto. Tentou vender o mais caro que pôde, mas David simplesmente não podia falhar hoje. Foi muito boa a impressão, é um jogador que vai crescer mais e certamente vai se firmar na equipe”, analisou Zwetsch.
O Time Correios Brasil em Oostende é formado pelos tenistas Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro, Marcelo Melo e Bruno Soares, além dos reservas Marcelo Zormann e Orlando Luz. A comissão técnica tem o capitão João Zwetsch, o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos e o médico Ricardo Diaz, além do chefe da delegação Paulo Moriguti.
Confira abaixo a programação do confronto:
Sexta-feira, 16/9
David Goffin (BEL) d. Thiago Monteiro (BRA) – 6/2 6/2 6/0
Steve Darcis (BEL) d. Thomaz Bellucci (BRA) – 6/7(5) 6/3 6/3
Sábado, 17/9 – 9h
Marcelo Melo / Bruno Soares (BRA) vs Ruben Bemelmans / Joris de Loore (BEL)
Domingo, 18/9 – 9h
Thomaz Bellucci (BRA) vs David Goffin (BEL)
Thiago Monteiro (BRA) vs Steve Darcis (BEL)