Após período de treinamento no Rio Grande do Sul, o Brasil se prepara para a disputa do Sul-Americano 16 anos de Tênia, no Uruguai
O Time Brasil inicia, nesta segunda-feira, sua campanha no Sul-Americano 16 anos por equipes, em Punta del Este, no Uruguai, torneio que vale vaga para o Mundial da categoria. A Copa Davis Junior e a Fed Cup Junior serão disputados em setembro, em Budapeste, na Hungria.
A equipe masculina é formada pelo baiano Natan Rodrigues, pelo mineiro Bruno Oliveira e pelo catarinense Pedro Boscardin e tem o gaúcho Rodrigo Ferreiro como capitão.
A equipe feminina é formada pelas goianas Lorena Cardoso e Nalanda Teixeira e pela paulista Camilla Bossi e tem a mineira Fernanda Ferreira como capitã.
Cabeça de chave número 1 no masculino, o Brasil está no Grupo A e estreia contra o Uruguai. Equador, Peru e Colômbia serão os outros adversários do time nacional na primeira fase. Segunda pré-classificada, a equipe feminina tem logo pela frente na estreia a Argentina. Depois, as meninas do Brasil ainda enfrentam Bolívia, Paraguai e Chile pelo Grupo B.
Nos dias 19 e 20, o Time Brasil fez a preparação em Porto Alegre no clube Associação Leopoldina Juvenil.
“Foi muito importante essa preparação, encontrar antes para a equipe treinar, se conhecer, eles ficam muito unidos e num torneio por equipes é muito importante essa união, esse entrosamento. As meninas estão muito bem, estamos com uma equipe muito forte e com certeza estamos indo buscar o título”, afirmou Fernanda.
Nesse tipo de competição não tem jogo fácil, não adianta ter só um jogador, é importante ter uma equipe equilibrada e ter três bons jogadores e esse é o nosso diferencial. Temos um confronto muito duro contra a Argentina na estreia, elas tem uma jogadora muito boa, mas nós temos uma equipe muito equilibrada. Sabemos que contra a Argentina nunca é fácil, todo ponto será bastante disputado. No domingo, fizemos um jogo treino contra o Peru, que é o cabeça 1, fomos muito bem e acredito que estamos preparadas”, ressaltou a capitã.
“Nossa preparação antes do Sul-Americano em Porto Alegre foi muito positiva, porque tivemos dois dias pra treinar, pra interagir com a equipe, já que muitos a gente só conhecia de ver jogar em campeonatos. Então, foi um bom período para se adaptar bem, colocar algumas ideias para esse Sul-Americano, que é muito importante. Um ponto positivo também foram as condições climáticas de Porto Alegre, que são muito parecidas com as de Porto Alegre. Nosso objetivo é se classificar para o Mundial, de preferência como campeões”, destacou o capitão Rodrigo.
Time Brasil Masculino
Natan Rodrigues (BA)
Bruno Oliveira (MG)
Pedro Boscardin (SC)
Capitão: Rodrigo Ferreiro (RS)
Time Brasil Feminino
Lorena Cardoso (GO)
Nalanda Teixeia (GO)
Camilla Bossi (SP)
Capitã: Fernanda Ferreira (MG)
Masculino
Grupo A
Brasil (cabeça 1)
Equador (cabeça 3)
Peru
Uruguai
Colômbia
Feminino
Grupo B
Brasil (cabeça 2)
Bolívia (cabeça 4)
Paraguai
Chile
Argentina