Há cinco anos Thomaz Bellucci não sabia o que era vencer um tenista do Top 10 do ranking mundial. O tabu, no entanto, caiu da melhor maneira possível. Jogando diante da torcida brasileira, ele derrotou o japonês Kei Nishikori na estreia do Rio Open 2017 em sets diretos por 6/4 e 6/3 em 1h17 de partida. O resultado garantiu um atleta do país nas quartas-de-final, já que na próxima rodada, Bellucci terá pela frente Thiago Monteiro, que eliminou, de virada, o português Gastão Elias por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (4) e 6/4. A única derrota brasileira nesta terça foi sofrida por João Souza, o Feijão, que foi eliminado pelo espanhol Pablo Carreno Busta por 6/3 e 6/2.
O curioso é que antes de se enfrentarem na quinta-feira, Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro vão jogar juntos nesta quarta pelo torneio de duplas. Os brasileiros terão um duelo complicado pela frente contra os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, campeões do Rio Open em 2014 e 2016. Além da partida de Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro. Outras quatro duplas com brasileiros estreiam nesta quarta-feira no Rio Open.
Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, campeões de dois Grand Slams em 2016 e que terminaram a temporada como a melhor do mundo, enfrentarão Marcelo Demoliner e o neozelandês Marcus Daniell. Quem também estreia é o campeão da chave de duplas de Roland Garros 2015, Marcelo Melo, e seu novo parceiro no circuito, o polonês Lukasz Kubot, campeão do Australian Open 2014. Melo e Kubot pegam os brasileiros Feijão e Fabrício Neis. Já o veterano André Sá e seu parceiro no Rio Open, o espanhol Tommy Robredo, pegam os argentinos Diego Schwartzman e Andres Molteni.