Um duelo com todos os ingredientes de um clássico. Brasil e Argentina se enfrentaram nesta quinta-feira pela quarta rodada do zonal americano da Fed Cup. Com uma vitória de simples para cada lado, a disputa foi decidida nas duplas em um jogo emocionante de três sets em que as argentinas se saíram melhores.
O primeiro jogo de simples foi completamente dominado pela Argentina. Nadia Podoroska não deu chances para Gabriela Cé e venceu em sets diretos por 6/3 e 6/4 em 1h18. O Brasil deu o troco com Teliana Pereira contra Catalina Pella. A brasileira perdeu o primeiro set por 6/3, mas teve forças para virar e vencer ao fechar os dois outros por 6/4 e 6/2 em 1h58 e levar a decisão do clássico para a partida de duplas.
No duelo decisivo pela Fed Cup, o Brasil foi à quadra com as duas jogadoras que tinham participado das partidas de simples: Teliana Pereira e Gabriela Cé. Já a Argentina preferiu descansar Nadia Podoroska e apostou em Maria Irigoyen ao lado de Catalina Pella.
As argentinas fizeram 6/2 no primeiro set, mas as brasileiras devolveram a derrota com um 6/3 no segundo. O terceiro e decisivo set foi equilibrado até 3/3. Na sequência, a Argentina confirmou seu saque, fazendo 4/3 e depois quebrou o brasileiro, abrindo 5/3. No game seguinte, fechou a partida em 6/3.
Com o resultado, a Argentina encerrou sua participação no Grupo A do zonal americano e lidera com três vitórias e uma derrota. Em segundo lugar estão Chile e Colômbia com duas vitórias e uma derrota. O Brasil está na terceira colocação com uma vitória e duas derrotas, ficando sem chances de classificação para os Playoffs do Grupo Mundial II. Na lanterna está o México, dono da casa, que perdeu todos os três duelos que teve pela frente.
O grupo se encerra nesta sexta-feira com o Brasil enfrentando o Chile e a Colômbia tendo pela frente o México. Na primeira rodada da Fed Cup, as brasileiras foram derrotadas pelas colombianas, mas venceram as mexicanas na segunda antes de perderem para as argentinas.