CAMPEÃO! Embalado com o título do Next Gen Finals na semana passada, João Fonseca deu início ao novo ano da melhor forma possível. O jovem carioca de apenas 18 anos se consagrou campeão do Challenger 125 de Camberra, na Austrália, na madrugada deste sábado (4). O brasileiro dominou o estadunidense Ethan Quinn na final e venceu por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4), em 1h12min.
Este foi o segundo título de nível Challenger da carreira de João Fonseca. Em agosto de 2024 ele se sagrou campeão em Lexington, nos Estados Unidos, também em piso duro. Além disso, a conquista em Camberra coloca o brasileiro na 113ª colocação do ranking ao vivo da ATP, ficando a apenas 86 pontos do top-100. Desde a campanha no Next Gen Finals, João acumula dez vitórias consecutivas.
Destaque para a trajetória arrasadora de Fonseca no torneio australiano. O brasileiro venceu as cinco partidas que disputou sem perder nenhum set. Na estreia, atropelou o estadunidense Mackenzie McDonald por 6/1 e 6/3. Em seguida, passou pelo croata Duje Ajduković em 6/1 e 7/5 e pelo francês Harold Mayot em 6/2 e 6/3. Por fim, o carioca teve outro triunfo dominante na semifinal, despachando o britânico Jacob Fearnley com um duplo 6/3.
Vale ressaltar que o Challenge de Camberra também serviu como preparação para a disputa dos qualificatórios do Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano. A competição começa já nesta segunda-feira (6), em Melbourne. O Brasil ainda contará com a presença de outros três tenistas no qualify: Thiago Monteiro (109º), Felipe Meligeni (149º) e Gustavo Heide (172º). Mas vale lembrar que o país já tem Thiago Wild (74º) confirmado na chave principal.
A partida
Apesar do placar parelho nas duas parciais, João Fonseca esteve com a partida sempre sob comando. O brasileiro fez valer de seu excelente saque e fechou o jogo sem perder nenhum game enquanto sacava. Além disso, Fonseca sequer sofreu um break-point durante o confronto.
O primeiro set começou bastante equilibrado, com os dois tenistas confirmando seus primeiros quatro serviços cada. João até teve duas chances de quebra no quinto game, mas acabou desperdiçando. Não fez falta, e o brasileiro embalou uma sequência brilhante de devoluções no nono game para quebrar o saque adversário e encaminhar a vitória na parcial.
Já o segundo set contou com uma quebra de serviço mais cedo, logo no terceiro game. A vantagem deu ainda mais tranquilidade para que Fonseca, que administrou bem as ações e segurou o resultado favorável. O carioca ainda teve duas oportunidades para quebrar mais um saque de Quinn, mas acabou desperdiçando. No game final, o brasileiro cravou dois aces para abrir 30/0 e selou o título pouco tempo depois.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY