Na grande decisão do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, o jovem brasileiro João Fonseca derrotou o norte-americano Learner Tien por 3 a 1 e conquistou o título da competição. No calendário do tênis internacional desde 2017, esta foi a primeira vez que um tenista do Brasil se sagra campeão do evento.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Em confronto de mais de uma hora e meia de duração, João superou Tien em parciais de 2/4, 4/3 [10/8], 4/0 e 4/2. Campeão em Jidá neste domingo (22), o brasileiro igualou o feito do italiano Jannik Sinner (2019) e do espanhol Carlos Alcaraz (2021), ao vencer o torneio aos 18 anos de idade.
João Fonseca abriu sua campanha no Next Gen ATP Finals derrotando o francês Arthur Fils, atual top-20 do mundo, pelo placar de 3 a 2 (3/4 [9/11], 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1). Depois, uma vitória por 3 a 1 contra o próprio Tien já garantiu o carioca na semifinal. Ele ainda encerrou a fase de grupos batendo o tcheco Jakub Mensik em 3 a 2. Para chegar na decisão, João passeou diante de Luca Van Assche, da França, e venceu com um sonoro 3 a 0 (4/2, 4/2 e 4/1).
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Como foi a decisão?
O norte-americano Learner Tien começou impondo um ritmo agressivo e conseguiu uma quebra logo no primeiro game. Com um saque bastante potente, ele rapidamente colocou 3 a 1 de vantagem. João teve um belo serviço e diminuiu para 3 a 2, mas viu o rival descer o braço para fazer 4 a 2 e 1 a 0 no geral.
O brasileiro iniciou encaixando bem o saque e tendo a oportunidade de abrir 2 a 0 no segundo set, porém sem sucesso. Em parciais equilibradas, ambos os tenistas confirmaram mais dois serviços cada um e levaram a disputa para o tie-break. Fonseca emplacou três pontos consecutivos e fez 6 a 3. Tien diminuiu três vezes e deixou tudo igual em 6 a 6. Uma bola na rede deu o triunfo para João em 10 a 8.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
João Fonseca entrou no terceiro set brilhando nas devoluções e anotando um break sem ceder nenhum ponto ao adversário. Ele foi avassalador no seu saque e triunfou também no terceiro game, colocando 3 a 0 de vantagem. Mais uma ótima combinação de golpes decretou o “pneu” a favor do brasileiro: 4 a 0 e 2 a 1 no placar geral.
Os dois atletas iniciaram sacando com consistência e confirmando seus dois primeiros serviços. Depois de uma batalha intensa, João fez o norte-americano correr dos dois lados e conseguiu uma quebra para fazer 3 a 2. No saque para o título, muita potência e intensidade finalizaram o jogo em 4 a 2 para o carioca de 18 anos.