Na partida de estreia do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, o brasileiro João Fonseca derrotou o francês Arthur Fils, de virada, e deu o primeiro passo em busca de um lugar no mata-mata da competição. Ele encerrará sua campanha na fase de grupos já nesta quinta-feira (19), diante do norte-americano Learner Tien e do tcheco Jakub Mensik.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Em jogo de quase duas horas de duração, João bateu Fils, atual top-20 do mundo no simples, pelo placar de 3 a 2 (parciais de 3/4 [9/11], 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1). Esta foi a segunda vitória do brasileiro sobre o atleta francês na carreira, já que havia superado o rival na primeira rodada do Rio Open, em fevereiro. Os confrontos contra Tien e Mensik ainda não possuem horários definindos.
A ATP utiliza o Next Gen Finals como local de teste de algumas novas regras da modalidade. Nesta edição, o atleta precisará vencer apenas quatro games para levar a melhor no set. As partidas ocorrem em uma melhor de cinco sets. Em uma situação de 3/3, o confronto seguirá para o tie-break. Por conta destas e outras mudanças, o torneio não valerá pontos para o ranking da ATP.
A partida
Ambos os tenistas tiveram ótimas passagens pelo saque no início da partida. Os dois confirmaram seus três serviços e levaram a disputa para o tie-break. João começou na frente e abriu 3 a 1 de vantagem, mas viu o rival alcançar o empate logo na sequência. O duelo seguiu equilibrado até o fim, quando Fils fechou vencendo por 11 a 9.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No segundo set, João Fonseca voltou bem superior, conseguiu anotar um break e rapidamente colocou 3 a 0 no marcador. Arthur Fils também obteve uma quebra e diminuiu para 3 a 2, enquanto o brasileiro igualou a partida graças a um triunfo no game seguinte.
Depois de uma confirmação de saque para cada lado, Fonseca alcançou um importantíssimo break e fez 3 a 1. Ele foi avassalador no seu serviço e virou o jogo com uma vitória por 4 a 1. O tenista francês respondeu com outro triunfo por 4 a 1, deixando tudo igual no geral em 2 a 2. Já no quinto set, João brilhou nas devoluções e confirmou sua vitória com mais um 4 a 1.
Classificado com a última vaga
João Fonseca entrou no Next Gen Finals com a oitava e última vaga do evento. Ele conquistou o seu lugar no final de novembro, beneficiado pela derrota do português Henrique Rocha no Challenger da Maia, em Portugal. Arthur Fils é o cabeça de chave número 1 em Jeddah, seguido, pela ordem, por Alex Michelsen, Jakub Mensik, Juncheng Shang, Learner Tien, Luca Van Assche e Nishesh Basavareddy.