O Brasil conseguiu duas vitórias neste sábado (16) para derrotar a Argentina nos playoffs da Billie Jean King Cup. Bia Haddad Maia venceu Solana Sierra de virada por 2 a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/1. Em seguida, na quinta e decisiva partida nas duplas, Bia e Carol Meligeni Alves derrotaram Julia Riera/Jazmin Ortenzi por 6/3 e 6/2 para garantir a vaga do Brasil no qualifying da BJK Cup de 2025.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No começo da tarde, Bia Haddad Maia encarou Solana Sierra. Após um primeiro set bem abaixo do seu desempenho normal, a brasileira reencontrou o seu saque a partir do segundo set para virar o jogo. “Nos meus dois jogos de simples eu não comecei de uma forma boa como gostaria. Mas levei como sempre tento encarar [as partida] na minha carreira. O jogo de tênis é longo, eu tenho minhas qualidades e conheço as adversárias, então sabia que em algum momento teria algumas oportunidades. Eu entrei em quadra querendo que desse certo e muito convicta que eu ia conseguir reverter o resultado”, analisou Bia.
- São Paulo segura placar e garante 100% na Copinha
- Gui Santos joga bem em derrota dos Warriors na NBA
- Com MVP inédita, Sesc Flamengo iguala pontuação dos líderes
- Nove eventos Elite16 previstos em 2025 no vôlei de praia
- Franca vence o Instituto em jogo pegado da BCLA
Decisão nas duplas
Como Laura Pigossi perdeu para Jazmin Ortenzi na quarta partida do confronto, foi necessário o quinto jogo, nas duplas, para desempatar o duelo. Bia Haddad Maia voltou para quadra, dessa vez ao lado de Carol Meligeni Alves. As brasileiras ganharam o duelo por 6/3 e 6/2.
Inicialmente, Ingrid Martins foi escalada para o jogo de duplas junto de Bia Haddad. Mas o capitão Luiz Peniza optou por colocar Carol Meligeni Alves na partida, sob recomendação dos fisioterapeutas da equipe brasileira, após Ingrid sentir um desconforto na coluna. Mesmo com a mudança de última hora, Carol cumpriu o seu papel e teve uma boa atuação para ajudar o Brasil a derrotar a Argentina. “Não dá para negar que é uma grande responsabilidade jogar pelo Brasil e entrar no último jogo do confronto. Mas na hora não dá para pensar nessas coisas. Acho que o time todo veio preparado e nosso capitão deixou claro que devíamos estar prontas para todas as situações possíveis. Eu acabei entrando junto com a Bia e para mim foi um privilégio jogar com ela por esse quinto ponto e conseguir essa vitória”, comentou a tenista.
Carol também destacou o bom entrosamento com Bia Haddad que vem desde as categorias de base. “A gente se conhece desde muito novinhas, sempre jogando juntas. Então poder ter mais essa vitória com a Bia tem um gostinho muito legal”, completou.
Próximos passos
A Billie Jean King Cup foi o último evento de Bia Haddad Maia nesta temporada. Mas ela não quis comentar sobre planos para 2025 e disse que no momento o seu foco está nas férias, para recuperar as energias para o ano que vem. A próxima competição de Bia deve ser a United Cup, evento de equipes mistas que abre a gira australiana do circuito entre 27 de dezembro e 5 de janeiro.
Carol Meligeni Alves ainda compete mais alguns torneios na América do Sul até o final do ano, tentando ganhar pontos nos torneios WTA 125 no continente. Na próxima semana, Carol compete no WTA 125 de Colina, no Chile, onde enfrenta a francesa Chloe Paquet na primeira rodada. A atleta já embarcou para o Chile na noite desde sábado (16), saindo direto do Ginásio do Ibirapuera para o aeroporto.