O carioca João Fonseca está perto de uma vaga no ATP Next Gen Finals, torneio que recebe os melhores tenistas com menos de 20 anos da temporada. Atual sétimo colocado da lista dos atletas que participam no evento, o brasileiro busca um bom resultado no Challenger de Lyon para ficar mais tranquilo na disputa pela classificação ao torneio de fim de ano. Para ajudar sua pontuação, João conseguiu uma vitória importante na primeira rodada em Lyon, derrotando o francês Maxime Janvier em 6/4, 3/6 e 6/3.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Atual 149º do ranking, João Fonseca é o cabeça de chave número 7 da competição. Na primeira rodada, o brasileiro encarou Maxime Janvier, que é o 267º colocado do ranking da ATP e entrou na chave principal do Challenger de Lyon através do Qualifying. João Fonseca começou melhor na partida. O carioca soube utilizar bem o primeiro serviço e aproveitou momentos de fragilidade de Janvier para quebrá-lo duas vezes. O francês teve um rendimento ruim no saque no primeiro set e teve alguns erros que ajudaram o brasileiro a ganhar por 6 a 4.
No segundo set, Maxime Janvier começou a acertar mais saques, o que deixou a partida mais equilibrada. E após um sexto game intenso, o francês conseguiu forçar um erro de João para quebrar o saque do brasileiro e ficar em vantagem no placar para vencer a parcial por 6 a 3 e empatar o jogo. O terceiro set ficou empatado até o oitavo game, quando João conseguiu o breaking point que precisava. No game seguinte, o brasileiro apenas confirmou o seu serviço, com quatro pontos seguidos, para fechar a partida.
Próximos confrontos
Com a vitória, João Fonseca avançou para as oitavas de final do Challenger de Lyon. Na próxima rodada, ele enfrenta o francês Kyrian Jacquet, 276º do ranking de simples da ATP. Uma boa campanha em Lyon é importante para João na tentativa de se classificar para o Next Gen Finals. O torneio reúne os melhores tenistas sub-20 da temporada. No momento, João é o sétimo melhor atleta da lista e estaria com a última vaga na competição que acontece em dezembro na Arábia Saudita.