O brasileiro Fernando Romboli, junto com seu parceiro Matías Soto, do Chile, consagrou-se campeão da chave de duplas masculinas do Challenger de Curitiba neste sábado (26). Os dois, que eliminaram na semifinal os bolivianos Federico Zeballos e Boris Arias, conquistaram o título da competição disputada no saibro paranaense. Eles venceram na decisão os poloneses Piotr Matuszewski e Karol Drzewiecki, por 2 sets a 0, com duplo 7/6, sendo 7-5 no primeiro tie-break e 7-4 no segundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Cabeças de chave número três em Curitiba, Fernando Romboli e Matias Soto levaram o título da competição superando as duas melhores duplas ranqueadas. Na caminhada, eles eliminaram na semifinal a parceria dois do torneio e venceram na decisão o dueto número um. Na trajetória completa, em quatro partidas que fizeram, o brasileiro e o chileno não perderam nenhum set e, até a final, tinham cedido só 11 games aos oponentes.
Os poloneses Piotr Matuszewski e Karol Drzewiecki impediram final brasileira no saibro paranaense. Eles foram os algozes de Felipe Meligeni e Marcelo Zormann na semifinal. Fernando Romboli iniciou o Challenger de Curitiba na 105º colocação do ranking mundial de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Com o título, o brasileiro tem tudo para alcançar o 95º lugar na próxima atualização. Se isso acontecer, ele se aproximará do seu melhor ranking da carreira: 88ª posição em julho de 2022.
Conquista no detalhe
O primeiro set foi extremamente disputado e com equilíbrio predominando. As duas duplas foram bem quando sacaram e não aconteceu nenhuma quebra. Com 6 a 6 no marcador, a parceria vitoriosa na parcial inicial saiu no tie-break. Fernando Romboli e Matías Soto começaram com o serviço e fizeram 1 a 0. Não demoraram muito e marcaram o primeiro ponto com os rivais no saque: 2 a 1. Os poloneses devolveram a quebra e o placar ficou empatado pela última vez em 4 a 4. Neste momento, o brasileiro e o chileno conseguiram mais uma quebra e fecharam em 7 a 5.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A primeira quebra de serviço sem ser em tie-break ocorreu logo no game inicial da segunda parcial. Fernando Romboli e Matías Soto fizeram três pontos seguidos e abriram 0-40. Os poloneses esboçaram reação e diminuíram para 30-40, porém, a dupla do brasileiro concluiu o triunfo. Mais adiante, com 4 a 3 favoráveis no placar, eles foram para o saque e não conseguiram confirmar, permitindo empate dos europeus: 4 a 4. Daí em diante a partida seguiu sem quebras, com saques sendo confirmados sem muitas dificuldades, e novamente foi decidida no tie-break.
Ao contrário do primeiro tie-break, no segundo quem começo sacando e abrindo o placar foram os poloneses. O duelo continuou equilibrado e os times seguiram trocando pontos. O placar chegou empatado em 4 a 4 e a dupla europeia foi para o saque. Neste momento, Fernando Romboli e Matías Soto se impuseram em quadra e obtiveram a quebra: 5 a 4. Em seguida, o brasileiro e o chileno concretizaram seus dois saques e fecharam em 7 a 4. No total, os campeões fizeram mais pontos no primeiro e segundo saques, nas devoluções e tiveram mais chances de quebra.
Brasil na final de simples
Assim como nas duplas, com Fernando Romboli, o Brasil pode ser campeão também na chave de simples do Challenger de Curitiba. Neste sábado aconteceram os dois confrontos válidos pela semifinal com atletas brasileiros em ambas as disputas. No entanto, apenas um deles avançou para a decisão. Gustavo Heide entrou em quadra no saibro paranaense e perdeu para o português Jaime Faria, quinto cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3.
- Thiago Monteiro desperdiça match-points e cai no Australian Open
- Fluminense x CRB – Copinha 2025: saiba onde assistir ao vivo
- Flamengo bate São Bernardo, avança em 2º e pega o Bragantino
- Praia se impõe, domina Brasília e segue líder da Superliga
- Atlético-MG x Botafogo-SP – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
No segundo duelo pela última vaga na final, Felipe Meligeni foi superior e levou a melhor diante do argentino Juan Manuel Cerundolo. O brasileiro, oitavo cabeça de chave do Challenger de Curitiba, derrotou o adversário em séries diretas: 6/4 e 6/0. Felipe Meligeni enfrenta o português Jaime Faria na decisão neste domingo (27).