Laura Pigossi conquistou neste domingo (6) o segundo título mais importante de simples da sua carreira. A brasileira foi campeã do ITF 75 de São Paulo, disputado no Paineiras, ao vencer de virada a italiana Beatrice Ricci por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 [3] e 6/3 e 6/3.
Este foi o décimo título de Laura Pigossi em torneios da ITF, o primeiro de nível 75. Mais importante do que o torneio vencido neste domingo, a paulista tem apenas o WTA 125 de Buenos Aires, conquistado por ela no ano passado. Ao todo, ela tem 12 conquistas em simples, contando também os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que, entretanto, não valem pontos para o ranking.
“É uma emoção muito grande ser campeã aqui em casa. Eu sempre joguei aqui nesse clube desde pequena. Inclusive eu tenho foto aqui na parede de quando eu tinha 11 anos de idade, segurando o troféu da Copa Renault de 2006. Então, 16 anos depois, com duas Olimpíadas (uma medalha), dois títulos no Pan-Americano e outros resultados, consigo enxergar uma linda trajetória até chegar neste momento. Eu me parabenizo por nunca ter desistido e por toda a minha dedicação que é o que faz a diferença para vencer”, celebrou Pigossi.
A partida
Cabeça de chave número 2 do ITF 75 de São Paulo, Laura Pigossi, 144ª do mundo, enfrentou na final a italiana Beatrice Ricci, de 21 anos, 473ª do ranking. A italiana chegou credenciada à decisão do título por ter eliminado a cabeça de chave número 1, argentina Júlia Riera, 121ª do ranking, na semifinal, de virada, por 3/6, 6/3 e 6/1.
Na decisão do título, Laura Pigossi começou bem e chegou a abrir 3/0 logo de cara na primeira parcial, mas Beatrice Ricci reagiu e empatou em 3/3. A italiana voltou a ficar em desvantagem em 5/3, mas manteve a cabeça no lugar para empatar e levar a decisão para o tie-break. No desempate, Ricci foi mais consistente do que a brasileira, que cometeu duas duplas faltas, e venceu por 7/3 para sair na frente no placar.
O segundo set começou ainda mais emocionante. Isso porque os quatro primeiros games da parcial foram vencidos por quem devolvia os saques. Laura Pigossi, então, foi a primeira a vencer no próprio serviço. Para ficar melhor, a brasileira quebrou mais um saque da italiana e abriu 4/2. A partir daí, as duas tenistas confirmaram seus serviços até a brasileira fechar o set em 6/3.
O roteiro permaneceu igual para o terceiro set e, novamente, as devoluções se sobressaíram aos saques. Foram cinco quebras de serviço nos primeiros cinco games, sendo três favoráveis à Laura Pigossi e dois para a italiana. Pigossi, então, segurou a vantagem até o final, quebrou mais um saque de Ricci e ficou com o título do ITF 75 de São Paulo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK