O Brasil segue vivo na Copa Davis! Neste sábado (14), João Fonseca e Thiago Monteiro venceram as suas respectivas partidas e o Brasil abriu 2 a 0 na Bélgica. Em seguida, a dupla Rafa Matos/Felipe Meligeni entraram em quadra e foram derrotados, com placar final de 2 a 1 para os brasileiros no confronto Assim, o time brasileiro segue com chances de se classificar no Grupo A do Finals. Para que isso ocorra, basta que a Itália vença a Holanda na última partida da chave.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Fonseca e Monteiro garantem a vitória
O menino de ouro do Brasil, João Fonseca, conquistou a sua segunda vitória na Copa Davis em três partidas. Número 158 do mundo, o jovem carioca de apenas 18 anos triunfou diante do belga Raphael Collignon (194º) por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 [2] e 6/3.
O fator primordial para a vitória de Fonseca esteve em seu saque. O brasileiro não sofreu nenhuma quebra de serviço durante todo o jogo. Foram 7 aces, nenhuma dupla falta, 74% de aproveitamento de acertos no primeiro saque (68/92) e simplesmente 100% no segundo serviço (24/24).
Já Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 76 do mundo, teve vida difícil contra Zizou Bergs (72º). O brasileiro saiu atrás na partida, mas venceu o confronto por 2 sets a 1 (4/6, 7/6 [5] e 7/5) para selar a vitória do país diante da Bélgica.
A partida foi marcada pelo grande equilíbrio entre os dois tenistas. No três sets disputados, houve apenas uma quebra de serviço para cada lado. Bergs abriu a primeira parcial quebrando o saque de Monteiro e conseguiu administrar a vantagem até o final. Em seguida, ambos atletas confirmaram seus saques e levaram a decisão para o tie-break. Por lá, Monteiro levou a melhor por 7 a 5. Por fim, no terceiro set, o brasileiro arracou um quebra para fazer 6 a 5 e encaminhar a vitória contra a Bélgica.
Matos e Meligeni
Com 2 a 0 no placar e a vitória já garantida, Brasil e Bélgica finalizaram o duelo pelo Grupo A do Finals da Copa Davis com a partida de duplas. Os escolhidos pelo time brasileiro foram Rafael Matos e Felipe Meligeni. Pelo lado belga, os selecionados foram Sander Gillé e Joran Vliegen. A parceria europeia ganhou o primeiro set. Eles foram superiores em quadra porque foram mais eficientes em pontos com o primeiro serviço: 74% a 53%.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Sander Gillé e Joran Vliegen fizeram quatro aces contra apenas um dos brasileiros. Além disso, anotaram 19 pontos com o saque e a dupla do Brasil fez apenas 12. Rafael Matos e Felipe Meligeni começaram melhor e anotaram 2 a 0, porém, os belgas reagiram rapidamente e viraram para 3 a 2. Os times confirmaram os serviços até o placar marcar 4 a 3 para os atletas da Bélgica. Foi quando eles quebraram o saque e, em seguida, confirmaram o deles para concluir em 6/3.
No segundo set, os brasileiros cresceram no saque e pontuaram mais que os belgas com o primeiro serviço. O quinto game foi decisivo. Rafael Matos e Felipe Meligeni ganhavam por 3 a 2 quando quebraram o serviço dos rivais: 4 a 2. Por fim, os atletas do Brasil administraram a liderança e fecharam em 6/3. Na terceira e decisiva parcial, os times confirmaram seus saques até o 4 a 4. Os belgas fizeram seu saque e marcaram 5 a 4. No décimo game, os brasileiros foram quebrados e perderam o jogo: 6/4.