Leandro Pena está eliminado da chave de simples da categoria Quad do tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos Paris-2024. O brasileiro foi derrotado nesta segunda-feira (2), por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, para um dos favoritos ao ouro, o holandês Sam Schröder, cabeça de chave número um do evento, medalhista de prata na Paralimpíada Tóquio-2020 e atual campeão do Australian Open. O europeu chegou ao torneio também com os vice-campeonatos em Roland Garros e Wimbledon.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Rio Grande do Sul e São Paulo levam títulos no TMB de Chapecó
- Ana Gomes garante única vitória dos brasileiros no Bahrein
- São Paulo recebe última etapa do Circuito BB Lab 2024
- Juliana Viana se diz ‘feliz e honrada’ com prêmio do COB
- Huertas brilha e coloca Tenerife nas oitavas de Champions
Detalhes do jogo
Leandro Pena começou o jogo recepcionando o saque de Schröder e chegou a liderar em 30-15 após bola vencedora de esquerda, uma boa curtinha. Após duas igualdades, o holandês fechou o game e abriu 1 a 0. O equilíbrio inicial não prosseguiu porque o holandês passou a controlar as ações e, com duas quebras de serviço e mais dois confirmados, ampliou para 5 a 0. O brasileiro evitou o “pneu”, mas, em seguida, o adversário finalizou o set com um ace: 6/1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A segunda parcial iniciou com Schröder quebrando o saque de Leandro Pena. Porém, no game seguinte, o brasileiro conseguiu devolver a quebra: 1 a 1. Com o serviço à seu favor, o mineiro, nascido em Salto da Divisa, poderia assumir a dianteira pela primeira vez na partida, no entanto, foi novamente superado pelo rival: 2 a 1. O holandês seguiu superior e aumentou a diferença para 4 a 1. O tenista do Brasil ganhou seu segundo game no saque do adversário e reduziu para 4 a 2.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Leandro Pena chegou a ter chances de ganhar o sétimo game da segunda parcial e pressionar o oponente, mas Schröder superou uma igualdade e marcou 5 a 2. Sacando para fechar o jogo, o holandês viu o brasileiro anotar três pontos seguidos: 0-40. Entretanto, o adversário sustentou bem o momento difícil, igualou e virou para ganhar depois de um erro de Leandro Pena: 6/2. Mais agressivo e sólido, o europeu terminou a partida com 25 bolas vencedoras contra apenas 14 do brasileiro.
Trajetória em Paris-2024
Em confronto válido pela primeira rodada chave de simples da categoria Quad do tênis em cadeira de rodas, Leandro Pena derrotou o sul-africano Donald Ramphadi, de virada, pelo placar de 2 a 1 (parciais de 2/6, 7/5 e 6/1). Nas duplas, ao lado de Ymanitu Silva, o mineiro disputa a medalha de bronze. Eles foram eliminados nas quartas de final para os turcos Ugur Altinel e Ahmet Kaplan: 6/2 e 6/1. No jogo que vale vaga no pódio, os dois terão pela frente Donald Ramphadi e Lucas Sithole, da África do Sul. O duelo será na quarta-feira (4), às 7h (horário de Brasília).