PARIS – Estreando na sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, Gustavo Carneiro encarou o sul-africano Sikhosana Alwande. A partida, que foi a primeira do Brasil no tênis em cadeira de rodas, sofreu com atraso por conta da chuva e, quando finalmente começou, foi suspensa novamente após 13 minutos. Já no começo da noite, quando o tempo melhorou, o jogador da África do Sul venceu por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 7-5, em 1h38 de jogo.
Na quadra 14 do complexo de Roland-Garros, o brasileiro, número 36 do mundo, teve um duelo que prometia ser desafiador contra o 20º tenista do ranking, que tem menos da metade da sua idade (51 a 24 anos). E assim foi.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O JOGO
A partida foi de muito equilíbrio e disputa desde os primeiros games. Quando a chuva suspendeu o duelo, com 13 minutos de duelo, o brasileiro vencia por 2-1 no primeiro set. Depois de mais de quatro horas, quando a partida foi retomada, o sul-africano buscou a virada. Na hora de fechar o set, teve dificuldades, já que o brasileiro salvou uma sequência de pontos decisivos. Apesar disso, Sikhosana conseguiu prevalecer e fechar a parcial em 6-4.
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
Gustavo voltou com muito apetite para o segundo set, ditando o ritmo das trocas de bola e vencendo os primeiros games. O rival pareceu ter notado que precisava responder e conseguiu elevar o nível do seu jogo, forçando mais o brasileiro e saindo de 1-3 para 5-4. Apesar do brasileiro ainda reagir e vencer o próximo game, Sikhosana fechou o set em 7-5 e venceu o jogo, eliminando o brasileiro.
VAI OU NÃO VAI?
A partida de Gustavo Carneiro era a primeira prevista para a quadra 14, descoberta assim como a grande maioria do complexo esportivo. A previsão de início era às 12h (de Paris), mas a chuva não deu nem chance, então o brasileiro e todos os outros atletas que jogariam nas outras quadras descobertas ficaram esperando o tempo melhorar.
Por volta das 14h (de Paris) a chuva deu uma trégua e o sol até ameaçou sair. Com isso, retiraram as lonas que protegiam o saibro e logo o jogo começou. Logo após o Gustavo abrir 2 a 1 no primeiro set, a partida foi suspensa novamente, já que a chuva voltou a cair.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A condição climática desfavorável empurrou praticamente todo um dia de programação do tênis em cadeiras de rodas, e o duelo só foi retomado às 18h56 (de Paris), quando as nuvens começaram a se dispersar e o jogo teve como ser finalizado.