8 5
Siga o OTD

Tênis

Orlando Luz e Rafael Matos são campeões do ATP 250 de Bastad

Em uma final Brasil x França, os gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos conquistaram o ATP 250 de Bastad em dois sets diretos

Na imagem, Rafael Matos e Orlando Luz comemorando a vitória.
Rafael Matos e Orlando Luz comemorando a vitória. Foto: João Pires/ Fotojump

Na final de duplas do ATP 250 de Bastad, na Suécia, deu Brasil. Assim, neste domingo (21), Orlando Luz e Rafael Matos conquistaram o título ao derrotar Manuel Guinard e Gregoire Jacq, da França. Com 1h31min de duração, a dupla brasileira venceu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4). É o maior título dos tenistas como uma dupla, Matos é bicampeão.

Inicialmente, Orlando e Rafael precisaram de uma recuperação no primeiro set, já que sofreram a quebra quando o adversário vencia por 2/1. Em seguida, no 5/3, os brasileiros salvaram um setpoint, quebraram o serviço dos franceses e confirmaram o seu para empatar. No game seguinte, o fator psicológico estava favorável aos tenistas nacionais, então, quebraram novamente para passar à frente no marcador. E sacaram para fechar a parcial. Foi uma corrida de 2/5 contra para 7/5 a favor.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Depois, o segundo set manteve a igualdade até 2/2, quando Orlando e Rafael quebraram os franceses. No saque seguinte dos adversários, os brasileiros trataram de quebrar novamente para abrir 5/2. Contudo, devolveram uma das quebras no game subsequente. Passado a oscilação, Luz e Matos tiveram a tranquilidade para fechar a partida em seu saque, no seu primeiro matchpoint.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com a campanha, os dois brasileiros sobem no ranking. Dessa forma, Rafael Matos vai da 39ª para a 37ª posição. Por sua vez, Orlando garante o retorno ao top-100 de duplas, dando um salto de 28 postos, que o levará ao 83º lugar. A atualização da lista ocorre na segunda-feira, com o melhor da carreira do tenista de 26 anos. Rafael já conquistou o mesmo torneio de saibro com o espanhol David Vega, em 2022.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Tênis