Na final de duplas do ATP 250 de Bastad, na Suécia, deu Brasil. Assim, neste domingo (21), Orlando Luz e Rafael Matos conquistaram o título ao derrotar Manuel Guinard e Gregoire Jacq, da França. Com 1h31min de duração, a dupla brasileira venceu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4). É o maior título dos tenistas como uma dupla, Matos é bicampeão.
- Com Flávia Saraiva e Sophia Medina, Liga Nescau chega a Floripa
- Diego Gobbi e Laura Silva campeões brasileiros de 2024
- Arthur Pereira crava oito gols e vence pela Liga Espanhola
- Orlando Luz entra no top 70 após título em Montevidéu
- Cinco brasileiros avançam nos qualis do Challenger de São Paulo
Inicialmente, Orlando e Rafael precisaram de uma recuperação no primeiro set, já que sofreram a quebra quando o adversário vencia por 2/1. Em seguida, no 5/3, os brasileiros salvaram um setpoint, quebraram o serviço dos franceses e confirmaram o seu para empatar. No game seguinte, o fator psicológico estava favorável aos tenistas nacionais, então, quebraram novamente para passar à frente no marcador. E sacaram para fechar a parcial. Foi uma corrida de 2/5 contra para 7/5 a favor.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Depois, o segundo set manteve a igualdade até 2/2, quando Orlando e Rafael quebraram os franceses. No saque seguinte dos adversários, os brasileiros trataram de quebrar novamente para abrir 5/2. Contudo, devolveram uma das quebras no game subsequente. Passado a oscilação, Luz e Matos tiveram a tranquilidade para fechar a partida em seu saque, no seu primeiro matchpoint.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a campanha, os dois brasileiros sobem no ranking. Dessa forma, Rafael Matos vai da 39ª para a 37ª posição. Por sua vez, Orlando garante o retorno ao top-100 de duplas, dando um salto de 28 postos, que o levará ao 83º lugar. A atualização da lista ocorre na segunda-feira, com o melhor da carreira do tenista de 26 anos. Rafael já conquistou o mesmo torneio de saibro com o espanhol David Vega, em 2022.