Depois de eliminar o norueguês Casper Ruud, o brasileiro Thiago Monteiro (85º) perdeu para o croata Duje Ajdukovic (130º) por 2 sets a 1 (6/2, 4/6 e 6/4), na manhã desta sexta-feira (19), e caiu nas quartas de final do ATP 250 de Bastad, na Suíça. Agora, o tenista cearense embarca para Umag, onde disputará seu último torneio antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Brasileiro de judô será neste fim de semana em Vila Velha
- Brasil amassa o Chile e se recupera no Sul-Americano
- Paulo André é o único brazuca a furar o quali em São Paulo
- Rayan Castro tem cirurgia no pé marcada para 19 de novembro
- CPB realiza primeira edição do Expo Brasil Paralímpico
Embalado pela grande vitória diante do número 9 do mundo na rodada anterior, Monteiro teve seus ânimos freados por Ajdukovic logo o começo da partida. O croata quebrou o brasileiro de zero logo no primeiro game da partida. Monteiro até devolveu o break na sequência, mas sofreu outro em seguida. Ajdukovic permaneceu a frente e obteve uma nova quebra no sétimo game, vencendo a parcial por 6/2.
Thiago voltou melhor para o segundo set e foi ele quem conseguiu uma quebra logo de cara desta vez. No entanto, não sustentou a vantagem e tomou o empate na sequência. O duelo permaneceu com confirmações até o décimo game, quando Monteiro fez um bom game de recepção e quebrou o saque adversário, vencendo a parcial por 6/4 e forçando um terceiro set.
Assim como aconteceu no set inicial, o croata saltou a frente do placar com uma quebra no primeiro game da terceira parcial. Desta vez, ele permaneceu na dianteira até o fim. Monteiro chegou a ter três break points no oitavo game, mas desperdiçou. Ajdukovic se segurou e fechou a parcial em 6/4, vencendo a partida e avançando para a semifinal.
Um na semi, outro em Umag
Vindo do qualifying, o croata é o 130º colocado do ranking mundial. Na próxima fase, ele enfrentará o espanhol Rafael Nadal (261º) ou o argentino Mariano Navone (36º). Já Thiago Monteiro, atual número 85 do mundo, ganhou 30 pontos com a campanha no ATP 250 de Bastad e vai subir seis posições na próxima atualização da ATP, indo para o 79º posto.
O brasileiro de 30 anos parte agora para Umag, na Croácia, onde disputará mais um ATP 250 na próxima semana. Será seu último torneio antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, cujas disputas de tênis começam em 26 de julho. No megaevento da capital francesa, Thiago Monteiro disputará a chave individual e de duplas masculinas ao lado do xará Thiago Wild.