8 5
Siga o OTD

Tênis

Sem Wild, Brasil é convocado para as finais da Copa Davis

Felipe Meligeni, Gustavo Heide, João Fonseca, Rafael Matos e Thiago Monteiro representarão o país na fase de grupos da competição, em setembro

Brasil classificado para a fase final da Copa Davis
(Foto: André Gemmer/Green Filmes/CBT)

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou a equipe que disputará a fase de grupos das finais da Copa Davis. Nesta segunda-feira (15), o capitão Jaime Oncins convocou os atletas que irão representar o país na chave A do torneio, diante da Itália, anfitriã e atual campeã, Bélgica e Holanda. As partidas acontecerão entre os dias 10 e 15 de setembro, na Unipol Arena, em Bolonha.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Para os confrontos, foram chamados Thiago Monteiro, número 85 do ranking ATP, Felipe Meligeni (#144), Gustavo Heide (#178), João Fonseca (#218) e Rafael Matos (39° no ranking de duplas). A principal ausência ficou por conta de Thiago Wild, atual 72º melhor tenista do planeta e classificado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Caso termine em uma das duas primeiras colocações do grupo, o Brasil avançará ao mata-mata, que ocorrerá de 19 a 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mesma equipe do qualificatório

O time convocado é o mesmo que venceu a Suécia na etapa qualificatória do ano passado. Na ocasião, os brasileiros derrotam os suecos por 3 a 1 e garantiram a vaga para a fase final da Copa Davis. “Como tive que fazer a convocação dois meses antes dos jogos, optei por manter o mesmo time que buscou a vitória num momento difícil do confronto. Tenho muita confiança nesses jogadores e todos vêm passando por bom momento”, comentou Jaime Oncins. Ele poderá alterar a sua lista até 10 dias antes das partidas.

Na fase de grupos, todos os países se enfrentam em uma disputa por equipes, com duas partidas de simples e uma de duplas. Dessa forma, vence o duelo a equipe que conquistar duas vitórias primeiro. Em 2023, a Itália superou a Austrália na decisão e ficou com o título do torneio, seu primeiro desde a mudança de formato em 2019.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis