João Fonseca conquistou, nesta quarta-feira (12), sua segunda vitória da carreira jogando na grama. Após ter a partida adiada por conta da falta de luz natural, o brasileiro derrotou o bósnio Damir Dzumhur por 2 sets a 0 (6/1 e 7/5) e avançou à segunda rodada do Challenger de Nottingham, na Inglaterra. O adversário era o sexto atleta mais bem ranqueado do torneio.
- Com 16 pontos de Márcio, Ratiopharm Ulm vence na Eurocup
- Seleção Masculina sub-20 é convocada para o Sul-Americano
- Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô competitivo
- Carolana contribui com 11 pontos em vitória do Scandicci
- Levantamento de peso tem recordes e conquistas mundiais inéditas
O duelo entre Fonseca e Dzumhur começou na terça-feira, com apenas três games disputados (todos eles vencidos por Fonseca), mas teve de ser interrompida por conta da falta de luz natural. Os tenistas voltaram à quadra na manhã desta quarta e Fonseca manteve o bom momento. Com saques precisos, obteve uma nova quebra e conseguiu fechar o set em 6/1.
Já a segunda parcial foi repleta de breaks. Os cinco primeiros games tiveram quebras, com três para o brasileiro e duas para o bósnio. João confirmou seu serviço na sequência e chegou a ter 4/2, mas sofreu uma quebra mais uma vez e viu o adversário empatar o duelo. Eles assim permaneceram até o 11º game, quando o brasileiro voltou a saltar a frente e depois fechou a parcial em 7/5.
Próximo compromisso
João Fonseca é o atual 224º colocado do ranking mundial, enquanto Damir Dzumhur aparece em 128º lugar na classificação, sendo um dos cabeças de chave do Challenger de Nottingham. O próximo adversário do brasileiro no torneio será o britânico Billy Harris (201º), que entrou na competição como alternate. Ele bateu o honconguês Chak Lam Coleman Wong (181º) por 6/3 e 6/4. João deve voltar à quadra nesta quinta-feira (13).
Esta é a segunda participação de João Fonseca em um torneio disputado na grama. O primeiro foi na última semana, quando caiu na segunda rodada do Challenger de Surbiton. Com a ida para as oitavas de final em Nottingham, ele ganhou oito pontos no ranking. Assim, está subindo para o 216º lugar de forma momentânea. O atleta de 17 anos pode subir mais dez colocações caso vá para as quartas de final.