O brasileiro Gustavo Carneiro conquistou o título do Open de Cagnes de tênis em cadeira de rodas. Após uma campanha arrasadora, ele derrotou o malaio Mohamad Yusshazwan Bin Yusuf por 2 sets a 0 (6/3 e 6/0), na manhã deste domingo (09). Com a conquista, Gustavo se aproxima da vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Atualmente na 36ª colocação do ranking mundial, Gustavo Carneiro foi o cabeça de chave número dois do torneio. Ele confirmou o favoritismo pelo bom ranqueamento com duas vitórias de duplo 6/1 nas rodadas iniciais. Já na semifinal, passou pelo chinês Jinhui Ding em 6/1 e 6/1. Dessa forma, chegou na final sem ter perdido sets.
Pela grande decisão, o brasileiro encarou Mohamad Bin Yusuf, que é o número 34 do mundo e foi o atleta mais bem ranqueado da competição. O brasileiro até teve dificuldades no primeiro set, mas venceu por 6/3. Em seguida, deslanchou na segunda parcial e foi dominante, aplicando um pneu o adversário, em 6/0.
O Cagnes Open de tênis em cadeira de rodas é um torneio de nível ITF Futures Series, distribuindo 3.500 dólares em premiação. Gustavo Carneiro também disputou a chave de duplas, ao lado do francês Olivier Langlois, e acabou derrotado pelos malaios Mohamad Yusuf/Abu Samah Borhan em duplo 6/1, ficando com o vice-campeonato do torneio.
Com o título na chave individual do Open de Cagnes, Gustavo Carneiro vai subir no ranking, ficando em posição mais confortável na luta por uma vaga paralímpica. Os 32 melhores atletas da classificação – considerando quatro atletas por país – se classificam para Paris-2024. O ranking fecha em 15 de julho.