Siga o OTD

Tênis

João Fonseca vence set “perdido”, mas cai em Surbiton

João Fonseca sai de 5/1 com 40-15 contra no segundo set, força terceira parcial, mas perde no Challenger de Surbiton

João Fonseca, ATP 500 Halle
(Foto: Divulgação/ATP Challenger Tour)

O carioca João Fonseca perdeu para o estadunidense Brandon Nakashima por 2 sets a 1 (6/2, 6/7 [4] e 6/0), na manhã desta quinta-feira (06), e caiu na segunda rodada do Challenger de Surbiton, na Inglaterra. Apesar do revés, o brasileiro se destacou por ter feito uma brilhante recuperação no segundo set, em que saiu de um 5/1 com 40-15 contra e virou a parcial.

Enfrentando um top-100 do mundo, João Fonseca saiu derrotado no primeiro set por 6/2, após sofrer duas quebras. No segundo set, Nakashima também conseguiu dois breaks rapidamente e chegou a 5/1 de vantagem, com saque a seu favor. Em seu serviço, o estadunidense chegou a ter 40-15, mas o brasileiro salvou os dois match points e venceu o game, devolvendo uma das quebras.

Logo em seguida, João precisou salvar mais um match point antes de confirmar seu serviço e diminuir ainda mais a desvantagem na parcial. Foi aí que ele fez mais um belo game de recepção e forçou mais uma quebra sobre Nakashima. O brasileiro empatou o set na sequência e, após confirmações nos games seguintes, o duelo foi para o tie-break. Por lá, João foi superior e ganhou por 7-4.

Depois dos três match points desperdiçados, Nakashima voltou com muito gás para o set decisivo e fez uma parcial arrasadora. O estadunidense impôs um forte ritmo diante do brasileiro, que não conseguiu encontrar bons saques, e conseguiu aplicar um pneu, ganhando por 6/0. O duelo durou 1h36min. Nakashima avançou para as quartas de final, enquanto Fonseca foi eliminado.

Subindo no ranking

Atualmente, João Fonseca aparece na 230ª colocação do ranking da ATP. Com a campanha no Challenger de Surbiton, que foi o seu primeiro torneio profissional disputado na grama, o brasileiro de 17 anos ganhou oito pontos e está subindo seis posições na atualização momentânea. Assim, está atingindo o 224º lugar, seu melhor ranking. Enquanto isso, Nakashima está chegando ao 73º lugar.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis