O carioca João Fonseca perdeu para o estadunidense Brandon Nakashima por 2 sets a 1 (6/2, 6/7 [4] e 6/0), na manhã desta quinta-feira (06), e caiu na segunda rodada do Challenger de Surbiton, na Inglaterra. Apesar do revés, o brasileiro se destacou por ter feito uma brilhante recuperação no segundo set, em que saiu de um 5/1 com 40-15 contra e virou a parcial.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Enfrentando um top-100 do mundo, João Fonseca saiu derrotado no primeiro set por 6/2, após sofrer duas quebras. No segundo set, Nakashima também conseguiu dois breaks rapidamente e chegou a 5/1 de vantagem, com saque a seu favor. Em seu serviço, o estadunidense chegou a ter 40-15, mas o brasileiro salvou os dois match points e venceu o game, devolvendo uma das quebras.
Logo em seguida, João precisou salvar mais um match point antes de confirmar seu serviço e diminuir ainda mais a desvantagem na parcial. Foi aí que ele fez mais um belo game de recepção e forçou mais uma quebra sobre Nakashima. O brasileiro empatou o set na sequência e, após confirmações nos games seguintes, o duelo foi para o tie-break. Por lá, João foi superior e ganhou por 7-4.
Depois dos três match points desperdiçados, Nakashima voltou com muito gás para o set decisivo e fez uma parcial arrasadora. O estadunidense impôs um forte ritmo diante do brasileiro, que não conseguiu encontrar bons saques, e conseguiu aplicar um pneu, ganhando por 6/0. O duelo durou 1h36min. Nakashima avançou para as quartas de final, enquanto Fonseca foi eliminado.
Subindo no ranking
Atualmente, João Fonseca aparece na 230ª colocação do ranking da ATP. Com a campanha no Challenger de Surbiton, que foi o seu primeiro torneio profissional disputado na grama, o brasileiro de 17 anos ganhou oito pontos e está subindo seis posições na atualização momentânea. Assim, está atingindo o 224º lugar, seu melhor ranking. Enquanto isso, Nakashima está chegando ao 73º lugar.