Siga o OTD

Tênis

João Fonseca arrasa britânico em estreia na grama

João Fonseca vence Kyle Edmund por 6/2 e 6/1 e avança às oitavas do Challenger de Surbiton

João Fonseca vibra erguendo o punho após vitória no Challenger de Surbiton, na grama
(Foto: AAT Challenger Santander TCA)

O brasileiro João Fonseca estreou com uma grande vitória em sua primeira partida profissional na grama nesta quarta-feira (05). A joia brasileira de 17 anos derrotou o britânico Kyle Edmund, ex-top-15 do mundo, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1), em apenas 1h01min de partida, e avançou para a segunda rodada do Challenger de Surbiton, na Inglaterra.

Atualmente na 230ª colocação do ranking mundial e com vaga assegurada na chave principal graças a um wild card, João Fonseca foi arrasador contra Edmund, que é o número 496 do mundo e veio do qualifying. O brasileiro conseguiu duas quebras no primeiro set e outras três no segundo para ganhar com larga vantagem, em 6/2 e 6/1.

Fonseca venceu 60 dos 96 pontos disputados na partida, sendo 31 em seus serviços de saque e 29 na recepção. Ele teve um aproveitamento de 60% no primeiro serviço e 88% no segundo. Além de quebrar cinco vezes o saque do britânico, o brasileiro ainda salvou todos os quatro break points que o adversário teve na partida.

Com a vitória, João Fonseca avança para a segunda rodada do Challenger de Surbiton. Agora, ele enfrentará o vencedor do confronto entre o estadunidense Brandon Nakashima (84º), sexto cabeça de chave do torneio, e o alternate italiano Mattia Bellucci (173º). O brasileiro deve voltar à quadra já nesta quinta-feira (06).

Vale destacar que a estreia de João Fonseca em Surbiton foi seu primeiro jogo após mais de um mês. Sua última partida havia sido em 27 de abril, quando encarou o britânico Cameron Norrie e perdeu na segunda rodada do Masters de Madri. Na atualização de momento, João está subindo para a 223ª colocação do ranking da ATP.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis