O brasileiro João Fonseca estreou com uma grande vitória em sua primeira partida profissional na grama nesta quarta-feira (05). A joia brasileira de 17 anos derrotou o britânico Kyle Edmund, ex-top-15 do mundo, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1), em apenas 1h01min de partida, e avançou para a segunda rodada do Challenger de Surbiton, na Inglaterra.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Atualmente na 230ª colocação do ranking mundial e com vaga assegurada na chave principal graças a um wild card, João Fonseca foi arrasador contra Edmund, que é o número 496 do mundo e veio do qualifying. O brasileiro conseguiu duas quebras no primeiro set e outras três no segundo para ganhar com larga vantagem, em 6/2 e 6/1.
Fonseca venceu 60 dos 96 pontos disputados na partida, sendo 31 em seus serviços de saque e 29 na recepção. Ele teve um aproveitamento de 60% no primeiro serviço e 88% no segundo. Além de quebrar cinco vezes o saque do britânico, o brasileiro ainda salvou todos os quatro break points que o adversário teve na partida.
Com a vitória, João Fonseca avança para a segunda rodada do Challenger de Surbiton. Agora, ele enfrentará o vencedor do confronto entre o estadunidense Brandon Nakashima (84º), sexto cabeça de chave do torneio, e o alternate italiano Mattia Bellucci (173º). O brasileiro deve voltar à quadra já nesta quinta-feira (06).
Vale destacar que a estreia de João Fonseca em Surbiton foi seu primeiro jogo após mais de um mês. Sua última partida havia sido em 27 de abril, quando encarou o britânico Cameron Norrie e perdeu na segunda rodada do Masters de Madri. Na atualização de momento, João está subindo para a 223ª colocação do ranking da ATP.