O tênis brasileiro amanheceu, neste domingo (2), com duas derrotas nas duplas masculinas de Roland Garros. Rafael Matos e Marcelo Melo perderam na segunda rodada do torneio diante dos italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, cabeças de chave número 11 na França. Mais cedo, Orlando Luz e Marcelo Zormann, que entraram de última hora nas chaves de dupla, caíram diante da dupla número 2 do ranking mundial.
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
No caminho certo
Os atuais melhores brasileiros do ranking mundial de duplas, Rafael Matos (44º) e Marcelo Melo (37º) formaram, recentemente, uma parceria visando Roland Garros e os Jogos Olímpicos. Mesclando juventude e experiência, a dupla começou com o pé direito no tradicional torneio francês. Eles estrearam com vitória diante dos alemães Hendrik Jebens e Constantin Frantzen, por 2 sets a 1 (7/4 [4], 4/6 e 7/6 [9]).
Assim, eles voltaram ao saibro francês para a disputa da segunda rodada do torneio, diante dos italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, cabeças de chave número 11. A dupla brasileira fez jogo duro mas acabou perdendo por 2 a 0 com um duplo 7/5, em 1h43.
Rafael Matos e Marcelo Matos chegaram a abrir uma boa vantagem no primeiro set, quebrando o quarto game e colocando 4/1 no placar. No entanto, eles cederam duas vezes seguidas o serviço e viram os adversários sacarem com 5/4. Com ótimas devoluções, empataram o confronto novamente, mas voltaram a desencaixar o saque os italianos fecharam por 7/5.
No segundo set, Melo e Matos estiveram atrás durante quase toda a disputa, já que cederam o saque no terceiro game. A dupla do Brasil chegou, inclusive, a quebrar o serviço dos italianos enquanto sacavam para a vitória. Porém, novamente cederam a quebra na sequência, e não conseguiram mais impedir a derrota.
Venderam caro a derrota
Mais cedo, o gaúcho Orlando Luz e o paulista Marcelo Zormann deram trabalho para a segunda melhor parceria do tênis atual. Atuais campeões do Australian Open, a dupla composta pelo indiano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden suaram para vencer os brasileiros, ainda na primeira rodada de Roland Garros.
Integrantes de última hora nas duplas, Luz e Zormann chegaram a vencer a primeira parcial por 7/5, mas sofreram a virada com um duplo 6/4. O destaque da partida ficou nas onze quebras de saque entre as equipes, com quatro dos brasileiros e sete dos cabeças de chave número 2. O detalhe da derrota da dupla do Brasil esteve nos break-points, enquanto os brasileiros tiveram o aproveitamento de 38% na defesa de quebra (5/13), Bopanna e Ebden tiveram 66,7% (6/9).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK