Após três adiamentos por conta da chuva, o torneio de duplas em Roland Garros finalmente começou! Por lá, seis tenistas do Brasil participaram das disputas masculinas e femininas. A dupla brasileira Rafael Matos e Marcelo Melo foram os primeiros país a passarem pela primeira rodada do torneio. Mais tarde, Thiago Wild, ao lado do argentino Sebastian Baez, também venceu.
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
Os atuais melhores brasileiros do ranking mundial de duplas, Rafael Matos (44º) e Marcelo Melo (37º) formaram, recentemente, uma parceria visando Roland Garros e os Jogos Olímpicos. Mesclando juventude e experiência, a dupla começou com o pé direito no tradicional torneio francês. Eles estrearam com vitória diante dos alemães Hendrik Jebens e Constantin Frantzen, por 2 sets a 1 (7/4 [4], 4/6 e 7/6 [9]), em 2h58m.
A partida se mostrou extremamente equilibrada do começo ao fim. No primeiro set, Matos e Melo saíram na frente com uma quebra no sétimo game, mas levaram o troco logo na sequência. Os brasileiros ainda tiveram três break points no décimo primeiro game, mas não conseguiram aproveitá-los. A disputa, então, precisou ser decidida no tie-break. Por lá, Matos e Melo reagiram com cinco pontos seguidos após ficarem 2-4, e venceram a primeira parcial.
Com as duas duplas sacando bem, o segundo set foi decidido com uma quebra simples no nono game, a favor da dupla alemã. Os brasileiros tiveram três chances de devolver a quebra no game seguinte e empatar o confronto, mas voltaram a desperdiçar os breakpoints. No terceiro set, as duplas trocaram quebras nos dois primeiros games, e sustentaram o empate até o final. Assim, a decisão ficou para o tie-break e, novamente, Marcelo Melo e Rafael Matos levaram a melhor, desta vez, por 11 a 9.
Grande vitória de Thiago Wild
Thiago Wild foi o segundo brasileiro a vencer na chave principal das duplas de Roland Garros. Ao lado do argentino Sebastian Baez, ele enfrentou a forte dupla britânica Andy Murray e Dan Evans. Em um jogo extremamente acirrado, os dois sets foram até o fim, mas foi a dupla sul-americana que se deu melhor nos tie-breaks para seguir em frente. O placar final foi de 2 a 0, com parciais de 7-6 (8-6) e 7-6 (7-3), em uma 1h53 de jogo.
Outros brasileiros em Roland Garros
Pouco antes, o brasileiro Fernado Romboli fez a sua estreia em Grans Slam. Ao lado do húgaro Fabian Marozsan, ele perdeu para a dupla italiana Simone Bolelli e Andrea Vavassori, que eram cabeças de chave número 11 do torneio. Os italianos ditaram o ritmo da partida e venceram com tranquilidade por 2 sets a 0. As parciais do duelo foram de 6/4 e 6/0, em apenas 58 minutos.
Já nas duplas femininas, a brasileira Ingrid Martins fez parceira com a britânica Olivia Nicholls. As adversárias foram as cabeças de chave número dois, Ellen Perez, da Austrália e Nicole Melichar-Martinez, dos Estados Unidos. Martins e Nicholls até dificultaram o caminho de Perez/Martinez, vencendo a primeira parcial por 7/5. Porém, as favoritas viraram o confronto com dois sets dominantes de 6/2 e 6/1.
Luisa Stefani fora
A brasileira Luisa Stefani foi para Roland Garros com altas expectativas. Ao lado da holandesa Demi Schuurs, ela formava a parceria cabeça de chave número três. Elas iriam estrear no torneio diante da dupla Irina-Camelia Begu, da Romênia, e da argentina Nadia Podoroska. No entanto, precisaram abandonar a competição por conta de uma lesão de Demi Schuurs.
Se por um lado o Brasil perdeu Luisa Stefani em Roland Garros, pelo outro ganhou mais dois tenistas nas duplas masculinas. Orlando Luz e Marcelo Zormann irão substituir a dupla Nagal/Ofner. Os brasileiros enfrentarão a parceria composta pelo australiano Matthew Ebden e o indiano Rohan Bopanna neste sábado (01/06).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK