Fim da linha para os brasileiros nas chaves individuais de Roland Garros. O último a entrar em ação foi Felipe Meligeni, que fez sua estreia no saibro sagrado francês e perdeu para o norueguês Casper Ruud, sétimo colocado do ranking mundial, por 3 sets a 0 (6/3, 6/4 e 6/3), na manhã desta terça-feira (28). Assim, todos os seis brasileiros que jogaram a chave principal do torneio caíram na primeira rodada.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Vindo do qualifying, Felipe Meligeni encontrou um jogo duro contra um dos principais tenistas da atualidade. O brasileiro até teve boas trocas ao longo da partida e teve apenas um break point, ainda no primeiro set, mas desperdiçou. O norueguês impôs sua superioridade e venceu em sets diretos, com uma quebra na primeira e na segunda parcial e duas quebras na terceira. O duelo durou 1h55min.
Com a derrota, Felipe Meligeni encerra sua primeira participação em Roland Garros e a sua segunda em um Grand Slam. Ele também furou o qualifying do US Open 2023, em setembro passado, e chegou até a segunda rodada na ocasião. Atualmente na 137ª colocação do ranking da ATP, o paulista de 26 anos está ganhando 12 posições de forma momentânea, indo para o 125º posto – o que seria a melhor posição de sua carreira.
Au revoir, Paris
Além de Felipe Meligeni, outros cinco tenistas brasileiros estiveram nas chaves principais individuais do Major francês. No entanto, apesar do expressivo número, todos eles caíram ainda na primeira rodada: Laura Pigossi, Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Bia Haddad, além de Felipe Meligeni. Destes, Bia foi a única cabeça de chave e que enfrentou uma adversária de ranking inferior na estreia.
Agora, o Brasil terá representantes somente nas duplas em Roland Garros. Rafael Matos e Rafael Matos formam uma parceria no masculino, que também terá Fernando Romboli ao lado do húngaro Fabián Marozsán e Thiago Wild junto ao argentino Sebastián Baez. No feminino, Luisa Stefani joga com a holandesa Demi Schuurs, enquanto Ingrid Martins tem a britânica Olivia Nicholls como dupla. Rafa Matos e Luisa Stefani também jogam nas mistas.