Thiago Monteiro está nas oitavas de final do Masters de Roma! O brasileiro voltou a jogar bem e derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic por 2 sets a 1 (6/2, 4/6, 7/6 [6]), na manhã deste domingo (12), chegando na quarta rodada de um ATP 1000 pela primeira vez na carreira. Seu próximo adversário será o estadunidense Benjamin Shelton ou o chinês Zhang Zhizhen.
- Bala Loka avança à semifinal do Mundial de Freestyle Park
- Apresentada pela Movistar, Tota fala em ‘começo de bela jornada’
- Gaia Brunello estreia pelo Brasil com top-70 na IBU Cup
- Cristian Ribera divide ouro com chinês na Copa do Mundo
- Vero Volley confirma vitória e pressiona Minas no Mundial
Esta foi a quinta vitória consecutiva de Thiago Monteiro nesta semana. Ele venceu duas partidas para furar o qualifying e mais três na chave principal. Estes três últimos triunfos vieram diante de adversários de ranking melhor do que ele. Atualmente, o brasileiro é o 106º colocado do ranking mundial e passou por Gael Monfils (38º), Jordan Thompson (35º) e agora Kecmanovic (58º).
Esta já é a melhor campanha de um brasileiro em um Masters 1000 desde 2016, quando Thomaz Belucci também atingiu as oitavas de final em Roma. Thiago Monteiro enfrentará Benjamin Shelton (14º), cabeça de chave número 12, ou o Zhizhen Zhang (56º) nas oitavas. Caso avance, poderá enfrentar o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, nas quartas de final.
THIS. IS. WHAT. IT. MEANS. #ThisIsTennis@dThiagoMonteiro | @InteBNLdItalia | #IBI24 pic.twitter.com/79YHwGQt75
— ATP Tour (@atptour) May 12, 2024
Monteiro já ganhou 95 pontos com a campanha de quali e três vitórias no Masters de Roma. Assim, ele está subindo 22 posições no ranking mundial, atingindo a 84ª colocação de forma momentânea. Na próxima atualização, será a primeira vez em quase um ano que ele volta a figurar no top-100 do mundo. Caso chegue nas quartas, o brasileiro poderá atingir a 65ª colocação da classificação.
Como foi o jogo
Enfrentando um adversário que derrubou o norueguês Casper Ruud, sétimo colocado do ranking mundial, na segunda rodada, Thiago Monteiro fez um grande primeiro set. Após salvar três break points para confirmar o game inicial, o brasileiro cresceu na parcial e passou a ser dominante. Ele conseguiu quebras no sexto e no oitavo game para vencer por 6/2 e sair na frente na partida.
O cenário mudou no segundo set, quando Kecmanovic subiu o nível do jogo e conseguiu uma quebra logo no primeiro game. Ele não cedeu break points ao brasileiro ao longo da parcial e, assim, venceu por 6/4. No terceiro set, o sérvio forçou uma quebra no quinto game, mas o brasileiro devolveu na sequência. Os tenistas trocaram confirmações de game e o duelo foi para o tie-break.
Pelo tie-break, Monteiro e Kecmanovic demonstraram um alto nível. O sérvio conseguiu uma mini quebra em 3/2, mas o brasileiro empatou logo na sequência. A situação se repetiu um pouco mais adiante: Kecmanovic abriu 5/3 e Monteiro conseguiu o empate. O sérvio ainda teve match point em 6/5, mas o brasileiro marcou três pontos seguidos e conseguiu a virada, vencendo por 8/6 em 2h37min de partida.