O brasileiro Thiago Monteiro está momentaneamente de volta ao top-100 do ranking mundial de tênis masculino. Depois de furar o qualifying, ele venceu o francês Gael Monfils (38º), por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5), na manhã desta quarta-feira (08), e avançou à segunda rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália. Com isso, ganhou 12 posições na classificação e aparece em 94º lugar de forma provisória.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Jogando como um azarão contra um atleta que já foi top-10 do mundo, Thiago Monteiro teve mais uma grande atuação. Ele dominou os pontos do primeiro set e conseguiu duas quebras para vencer por 6/2. Monfils melhorou na segunda parcial e equilibrou as trocas de bola. No entanto, o brasileiro seguiu bem e obteve um break no 11º game para fechar em 7/5, em 1h26min de partida.
O próximo adversário de Monteiro será o australiano Jordan Thompson (35º). Esta é a segunda vez consecutiva que o brasileiro supera a estreia de um Masters 1000. Assim como aconteceu em Roma, ele furou o qualifying em Madri, há 15 dias, e venceu dois jogos na chave principal– com direito a um triunfo diante do grego Stefanos Tsitsipas, oitavo colocado do ranking mundial.
Thiago iniciou a semana na 106ª colocação do ranking mundial. Com a campanha em Roma, ele já somou 20 pontos e está indo para a 94ª colocação de forma momentânea, com 615 pontos. Caso a posição se confirme, será a primeira vez depois de dez meses que o cearense de 29 anos aparece entre os cem melhores tenistas do mundo. Seu melhor ranking é o 61º posto, de outubro de 2022.