Depois de vencer sua primeira partida da carreira em torneios ATP Masters 1000 na quinta-feira (25), João Fonseca foi eliminado neste sábado (27). O jovem brasileiro, de 17 anos, foi superado na segunda rodada do Masters 1000 de Madri pelo britânico Cameron Norrie, 30º do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4. O tenista, natural do Rio de Janeiro, havia vencido na estreia o estadunidense Alex Michelsen, 70º do ranking.
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
Erros e reação
A partida começou apenas com os três primeiros games equilibrados. Foi quando João Fonseca cometeu um erro de direita e teve seu saque quebrado pela primeira vez: 3/1. Norrie, 29º cabeça de chave do torneio, continuou eficiente e confirmando seu serviço. No sexto game, o brasileiro mandou mais uma bola para fora e a vantagem do britânico foi ampliada: 5/1. João Fonseca tentou acelerar demais o jogo e ser agressivo, mas errou bem mais, perdendo por 6/1 com oito erros contra apenas um do rival.
Apesar da derrota de impacto no primeiro set, João Fonseca começou a segunda parcial com confiança e mostrou isso logo no primeiro game, quando deu uma linda curtinha de direita. E, com erro de devolução de Norrie, abriu 1/0. O duelo permaneceu parelho porque o brasileiro subiu de produção em todos os aspectos, principalmente aumentando o número de bolas vencedoras. Desta forma, ele forçou mais erros do britânico e igualou o confronto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com 4/4 no marcador, João Fonseca mandou um slice de esquerda para fora e teve seu saque quebrado. Norrie sacou para fechar o jogo, mas sofreu bastante para isso. O brasileiro não desistiu e forçou diversos iguais. O britânico também sentiu a pressão para finalizar o embate diante de um oponente que não largou o jogo. No entanto, após algumas vantagens a favor e contra, o europeu sacou bem e, na terceira bola, acertou um lindo swing volley de forehand e marcou 6/4, avançando de fase.
Brasileiros em Madri
Atualmente na posição 242 da ATP, João Fonseca encerra sua participação no Masters 1000 de Madri. Porém, o Brasil segue com representantes, já que Thiago Monteiro conquistou a maior vitória de sua carreira ao bater o grego Stefanos Tsitsipas, 7º do mundo, e seguir para a terceira rodada. Quem também segue na competição entre os homens é Thiago Wild, que enfrenta o espanhol Carlos Alcaraz, 2º cabeça de chave do torneio, neste domingo (28), pela terceira rodada. Além deles, no feminino, Bia Haddad Maia superou mais um desafio ao derrotar a estadunidense Emma Navarro e garantir vaga entre as 16 tenistas que permanecem no WTA 1000 de Madri.