A maior vitória da carreira de Thiago Monteiro ocorreu neste sábado (27). Com uma performance impressionante, o tenista brasileiro fez 2 sets a 0 (duplo 6/4) no grego Stefanos Tsitsipas, atual número 7 do mundo. É a quarta vez que Thiago vence um top-10 na carreira e, de quebra, segue para a terceira rodada do Masters 1000 de Madri pela primeira vez.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
Quem diria que um tenista vindo do quali, número 118 do mundo, bateria de frente com um cabeça-de-chave número 6 de um torneio tão grande? Pois bem, quem acordou cedo na manhã deste sábado viu golpes consistentes do fundo de quadra de Thiago Monteiro. Assim, o brasileiro colocou Tsitsipas para correr no saibro espanhol.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Com certeza uma das maiores vitórias da minha carreira”, comemorou Thiago ao final da partida. “Eu sabia que era uma partida muito difícil e tentei acreditar em mim mesmo o tempo todo. Eu estava me sentindo muito bem hoje na quadra. Com estas condições, costumo gostar muito de jogar em terra batida e em altitude. Já joguei três partidas, então tive um pouco de ritmo e confiança, então lutei até o fim e acreditei que poderia vencer essa partida”, analisou o brasileiro.
O duelo
Inicialmente, a partida começou no ritmo de estudo dos dois lados e cada um dos tenistas confirmando seu primeiro saque. Porém, em quatro pontos vencidos de forma consecutiva, Thiago quebrou o game do grego já no segundo game de saque adversário. Em seguida, não cedeu um breakpoint sequer e confirmou todos os seus serviços para finalizar o primeiro set.
O saque do brasileiro incomodou demais, com 89% de primeiro serviço entrando na quadra e vencendo 76% dos pontos nessa situação. A título de comparação, Tsitsitpas encaixou 62% de primeiro serviço e venceu apenas 67% dos pontos com essa situação.
Então, aproveitando-se de uma nova fragilidade do adversário, Thiago quebrou novamente o serviço do grego no primeiro game do segundo set. Daí por diante, a dinâmica foi a mesma da parcial anterior. Monteiro teve até mais quatro breakpoints a favor, mas não confirmou. Por fim, o brasileiro salvou o único breakpoint que cedeu, no game decisivo da partida e fechou em 1h36min.
Agora, Thiago enfrentará outro cabeça-de-chave no torneio, número 30, o tcheco Jiri Lehecka.