Depois de entrarem como alternates, o brasileiro Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev avançaram para a final da chave de duplas do Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco. Eles conseguiram uma grande virada sobre o salvadorenho Marcelo Arévalo e o croata Mate Pavic e venceram por 2 sets a 1 (6/7 [3], 7/5 e 10-7), neste sábado (13). A parceria enfrentará os belgas Sander Gille/Joran Vliegen na decisão.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
Como foi o jogo
Embalados pela boa semana, Melo e Zverev fizeram um bom primeiro set contra os adversários. Eles saltaram a frente do placar em 6/5, ao conseguirem uma quebra no 11º game, e sacaram para fechar a parcial na sequência. No entanto, a dupla teve o break devolvido e o set foi para o tie-break. Por lá, Arévalo/Pavic foi superior e conseguiu a vitória por 7-3.
Tal qual o primeiro, o segundo set seguiu equilibrado. O salvadorenho e o croata conseguiram passar a frente no sétimo game. Após confirmarem o saque na sequência, eles tiveram 5/3 e ficaram com boa vantagem para vencer a partida. Melo e Zverev, entretanto, não venderam barato a derrota e engataram uma reação. Eles devolveram a quebra e venceram quatro games seguidos para ganhar por 7/5.
Dessa forma, o duelo foi para o match tie-break, que foi recheado de mini-quebras. Melo e Zverev chegaram a abrir 2-0, mas os adversários empataram. O brasileiro e o alemão voltaram a ter dois pontos de frente, em 4-2, mas novamente tomaram o empate. A partir daí, as duplas trocaram pontos até que Marcelo Melo e seu parceiro voltaram a frente em 8-7. Eles assim se mantiveram e fecharam em 10-7.
Campanha como alternates
Marcelo Melo e Alexander Zverev entraram no Masters 1000 de Monte Carlo como alternates. Em sua campanha, venceram três jogos, com direito a dois deles em um único dia, após a programação atrasar por conta da chuva. Na final, eles enfrentarão os belgas Sander Gille/Joran Vliegen, que passaram por Horacio Zeballos/Marcel Granollers na semifinal. O duelo acontecerá neste domingo (14), às 7h (horário de Brasília).
Atualmente na 49ª colocação do ranking mundial de duplas, Marcelo Melo está dando um salto de 15 posições com a campanha em Monte Carlo, indo para o 34º posto na atualização momentânea. Dessa forma, está voltando a ser o número um do Brasil na classificação, ultrapassando Rafael Matos. Enquanto isso, Alexander Zverev está atingindo a 77ª colocação do ranking.