8 5
Siga o OTD

Tênis

Brasileiras acreditam em vitória na Billie Jean King Cup

Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Carol Meligeni e Ingrid Martins vão em busca de vitória inédita do Brasil contra a Alemanha na BJK Cup

Time Brasil na Billie Jean King Cup no Ibirapuera
(Foto: Luiz Candido/CBT)

Neste fim de semana, o Brasil disputa uma vaga no grupo mundial da Billie Jean King Cup, a Copa do Mundo Feminina de tênis. A equipe brasileira encara a Alemanha no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, pelo qualifying da competição. No ano passado, os dois times se enfrentaram na mesma etapa, com vitória alemã por 3 a 1. Mas as brasileiras acreditam que podem ganhar o duelo deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Time Brasil BRB conta com Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Carol Meligeni e Ingrid Martins para a disputa. Bia e Laura foram escolhidas para os duelos de simples, enquanto a dupla será Bia e Luisa, com a escalação podendo sofrer algumas alterações. O confronto começa com quatro jogos individuais, entre as duas melhores tenistas de simples de Brasil e Alemanha se enfrentando. Em caso de empate, o duelo de duplas irá definir quem avança ao grupo mundial.

Histórico negativo

O Brasil nunca venceu a Alemanha na Billie Jean King Cup, com cinco vitórias europeias nos confrontos entre os dois países. Mas a equipe brasileira vive o seu melhor momento no século e aprendeu com os confrontos recentes contra as alemãs. “Elas são um time forte, com muita tradição no tênis e o histórico está contra a gente. Mas temos construído algo muito grande, melhorando a cada vez que jogamos juntas”, analisou Luisa Stefani.

Em 2023, quando as duas equipes se enfrentaram em Stuttgart, a Alemanha ganhou por 3 a 1. Mas alguns jogos foram parelhos, com as brasileiras mostrando condições de bater as adversárias. “No último confronto a gente bateu na trave, principalmente eu ali no jogo contra a Tatjana Maria. Mas a cada confronto que passa a gente vem aprendendo e se consolidando como time. Acho que chegou o nosso momento”, afirmou Laura Pigossi. A tenista espera contar com a energia da torcida para conseguir a classificação: “temos tudo para abraçar esse momento e deixar o coração dentro de quadra e levar essa vitória”, concluiu.

Boa fase

Desde a medalha inédita nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil tem vivido uma ótima fase no tênis feminino, com suas principais atletas conseguindo subir no ranking da WTA e conseguindo títulos importantes no circuito. Primeira brasileira a entrar no top-10 de simples do ranking da WTA, Bia Haddad Maia espera que uma vitória no confronto pode colocar mais um belo capítulo na história do tênis feminino do Brasil. “A gente vem de momentos especiais e cada uma de nós representa o país da sua forma. Me sinto privilegiada por fazer parte deste time e espero que possamos aproveitar essa semana para fazer a diferença no tênis feminino. Deixar um legado importante mesmo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis