O Challenger de Assunção terá uma final 100% brasileira. João Fonseca, de apenas 17 anos, eliminou o argentino Roman Burruchaga e vai decidir um Challenger pela primeira vez na carreira. Gustavo Heide, por sua vez, bateu o peruano Juan Pablo Varillas, cabeça-de-chave número 1, e também se garantiu na disputa pelo título.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Começo equilibrado
Atual 341º do mundo, João Fonseca derrotou um adversário 180 posições melhor ranqueado do que ele. Roman Burruchaga, 161º do ranking, chegou a ter o jogo nas mãos, mas o jovem brasileiro, que recentemente chegou às quartas de final do Rio Open, conseguiu uma virada incrível para vencer a partida.
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e só foi decidio no tie-break com vantagem para João Fonseca por 7/5. No segundo, o jogo mudou completamente com domínio total de Roman Burruchaga. O argentino venceu com facilidade por 6/1.
Virada espetacular
A situação de João Fonseca estava complicada. O brasileiro chegou a perder sete games consecutivos e Burruchaga abriu 2/0 no terceiro set. O tenista de 17 anos tentou reagir, mas viu o adversário chegar a 3/1 com grandes possibilidades de chegar à vitória.
Mas João Fonseca conseguiu uma virada espetacular. Ele venceu cinco games seguidos e fechou o set em 6/3 para vencer por 2 sets a 1 e garantir a primeira final como profissional. Com o resultado, o brasileiro sobe provisoriamente para faixa dos 280 melhores do mundo. Se conquistar o título, pode ficar perto do 260º lugar.
Gustavo Heide x Juan Pablo Varillas
Na outra semifinal, Gustavo Heide, 225 do mundo, quebrou o serviço de Varillas, número 95, logo de cara e abriu 3/0. No nono game, quando sacou para fechar, o brasileiro sofreu um break, mas, nas sequência, se recuperou, não deixou o peruano confirmar o serviço e venceu por 6/4.
Os dois tenistas confirmaram seus serviços nos cinco primeiros games do segundo set. No sexto, Gustavo Heide quebrou o saque de Varillas e chegou a 4/2 para fazer em seguida 5/2. No oitavo game, o brasileiro conseguiu mais uma quebra, fechou em 6/2 e garantiu presença na final.
Foi a primeira vitória de Gustavo Heide, de apenas 22 anos, diante de um top 100 do ranking mundial. Com o resultado, ele fura o top-200 e deve aparecer entre os 190 melhores do mundo.