Nesta semana acontece mais uma edição do ATP Challenger de Santiago, com nove brasileiros em ação na chave principal de simples ou duplas. Orlando Luz avançou de fase após seu adversário brigar com o juiz de cadeira e ser desclassificado na partida. Já Gustavo Heide passou pelo cabeça de chave número 1 do torneio para avançar às oitavas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Orlando Luz foi o primeiro brasileiro a avançar para as oitavas de final do Challenger de Santiago, mas de forma inusitada. Ele vencia o jogo por 6/2 e 2/1, com o argentino Renzo Olivo no saque. No meio de um ponto, o juiz de cadeira anotou um toque de Olivo na rede, dando o ponto automaticamente para Orlandinho. O argentino brigou com o árbitro e acabou chutando a sua cadeira, sendo desclassificado da partida.
Renzo Olivo fue descalificado hoy del Challenger de Santiago durante el Match vs Orlando Luz.
— Danny Miche🎾📺📻🎙 (@dannymiche) March 12, 2024
"Me cobró touch, es un delincuente" (sobre la decisión del umpire). Después entró el supervisor, Renzo revoleó la raqueta y lo sancionaron. pic.twitter.com/ZMwh3sFyl0
Gustavo Heide teve uma vitória importante contra o anfitrião Tomás Barrios Vera, cabeça de chave número 1 do torneio. O brasileiro ganhou do vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Eliminações
João Lucas Reis foi superado pelo argentino Juan Manuel Cerúndolo, que ganhou do brasileiro por 6/1 e 6/0. Em seguida, Matheus Pucinelli perdeu para o argentino Valerio Aboian em um duplo 6/4. Já na chave de duplas, João Lucas e Pedro Boscardin perderam para os bolivianos Federico Zeballos e Boris Arias por 6/4 e 6/3.
Fechando o dia do Brasil no Challenger de Santiago, João Fonseca encarou o argentino Federico Gomez. Em uma partida acirrada, Gomez ganhou por 2 a 1, com parciais de 7/6 [2], 2/6 e 6/4, eliminando o carioca da competição.