A 10ª edição do Rio Open segue sendo palco de feitos inéditos e terá, nesta sexta-feira (23), a busca de três brasileiros pela inédita semifinal da chave de simples, com Thiago Monteiro, Thiago Wild e João Fonseca. O último deles, inclusive, é a grande sensação do evento e vem quebrando vários recordes cada vez que entra em quadra.
Responsável por fechar a rodada noturna, João se tornou o tenista brasileiro mais jovem a atingir a fase de quartas de final de um torneio ATP, desde Gustavo Kuerten em 1996. Ele alcançou esse feito ao derrotar o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open de 2020, por 2 a 0 (6/4 e 6/4). Aos 17 anos e seis meses, Fonseca entrou para a lista dos mais jovens do mundo a chegar nas quartas de um ATP desde 2000, ao lado de nomes como Rafael Nadal (2003) e Alexander Zverev (2014).
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
- Flamengo vence Bauru e se mantém na cola do líder no NBB
“Acho que estou vivendo um sonho, não caiu um pouco a ficha ainda, mas eu quero continuar nesse sonho cada vez mais. Estou muito feliz com a minha trajetória até aqui, estou feliz com o jogo que eu estou jogando do jeito que eu evoluí de um ano para cá não só tecnicamente, mas também fisicamente e mentalmente também, estou muito mais maduro”, disse o carioca na saída da quadra principal do Rio Open.
“Hoje entrei mais tenso, mas me adaptei super bem e me mantive focado. A torcida me ajudou muito a me recuperar depois de uma quebra. Foi muito importante para mim aprender a conviver com a torcida desde pequeno, tem que chamar nos momentos difíceis, tem que buscar apoio de todos os lados e foi o que fiz hoje”, completou o brasileiro.
Outros brasileiros e próximo adversário
Além disso, João Fonseca também comemorou as campanhas de Thiago Monteiro e Thiago Wild, além de projetar o duelo com o argentino Mariano Navone. “Estou muito feliz, os dois Thiagos são muito amigos meus, depois de várias lendas do tênis brasileiro, eu consigo fazer um feito histórico. Muito feliz, é agradecer a todos e seguir porque eu quero mais”, declarou o jovem tenista. O confronto ocorrerá ainda nesta sexta-feira (23), às 19h20.
“Navone é conhecido meu, já joguei com ele na minha segunda vitória de Challenger. Vai ser um jogo duro, ele é argentino corre para caramba, passa muita bola, está em um momento único da carreira dele”, concluiu João.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Rio Open