Pela primeira vez em mais de 20 anos, o Brasil terá três tenistas nas quartas de final de um ATP 500. Após Thiago Wild e Thiago Monteiro se classificarem entre os oito melhores do Rio Open, foi a vez de João Fonseca avançar para as quartas no saibro carioca. O tenista da casa venceu o chileno Cristian Garin por 2 sets a 0, com duplo 6/4 para avançar de fase na competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Uma das maiores promessas do tênis brasileiro, João Fonseca terminou 2023 como líder do ranking mundial juvenil. Agora, aos 17 anos em seu primeiro ano completo no circuito profissional, o jovem tenista já chega nas quartas de final de um torneio ATP. Ele é o atleta mais novo desde Alexander Zverev no ATP de Hamburgo de 2014 a alcançar às quartas de final de um torneio da elite do circuito mundial.
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
- Flamengo vence Bauru e se mantém na cola do líder no NBB
O jogo começou tenso, com quebras dois dois lados da quadra. Mas com muita agressividade, João Fonseca conseguiu forçar Garin a erros para ficar em vantagem na partida. Após o empate em 4 a 4 no primeiro set, o brasileiro ganhou dois games seguidos para fechar a parcial. O segundo set seguiu parecido, com o duelo chegando empatado no 4/4. João fez um ótimo nono game para fazer 5/4 e pressionando Garin que precisava confirmar o serviço. Mas João Fonseca conseguiu quebrar o chileno para fechar a partida.
Próximos passos
Na próxima rodada, João Fonseca terá como adversário o argentino Mariano Navone, que veio do qualifying. Nas oitavas, Navone ganhou do alemão Yannick Hanfmann por 6/1 e 6/2. Com a vaga nas quartas de final, João entra no top-400 do ranking de simples da ATP. Ele entrou no Rio Open como 662º do mundo, mas irá subir pelo menos à posição de número 342.