Beatriz Haddad Maia está na semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A tenista brasileira superou a tunisiana Ons Jabeur, sexta colocada do ranking mundial, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4), na manhã desta sexta-feira (09), e se garantiu no top-4 do torneio pelo segundo ano consecutivo. Bia voltará a jogar já neste sábado, contra a russa Daria Kasatkina.
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
Diferente do que aconteceu na rodada anterior, quando ficou em quadra por 3h42min contra a polonesa Magda Linette, Bia teve um duelo mais rápido nesta sexta-feira, em 1h30min. Número 13 do mundo, a brasileira teve uma postura firme desde o começo da partida e conseguiu se impor diante da tunisiana, que era a segunda atleta mais bem ranqueada do torneio.
Como foi o jogo
Bia chegou a ter dificuldades em seu primeiro game de serviço, precisando salvar um break point, mas logo deslanchou. A brasileira conseguiu uma quebra no quarto game e passou a frente. Ela permaneceu em vantagem até o final do set, sem sofrer sustos ou jogar com break points contra. Assim, fechou a primeira parcial em 6/3.
Aggresive play to close out the first set 🥊
— wta (@WTA) February 9, 2024
Beatriz Haddad Maia takes a 6-3 lead over Jabeur!#MubadalaAbuDhabiOpen pic.twitter.com/xH1unP2l15
Mantendo o ímpeto do set anterior, Bia Haddad conseguiu uma quebra logo no início da segunda parcial. No entanto, Jabeur devolveu no quarto game, deixando o duelo empatado. No sétimo game, a tunisiana confirmou seu serviço, mas sentiu uma lesão na perna. Ela chegou a chorar em quadra, mas não abandonou a partida. Bia conseguiu uma nova quebra no nono game e, em seguida, salvou três break points antes de fechar o duelo em 6/4 e garantir o triunfo.
Repeteco
Com a vitória, Bia se garantiu na semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, ela perdeu para a suíça Belinda Bencic e não conseguiu um lugar na decisão. Agora, Bia busca chegar na primeira final de WTA 500 de sua carreira. Ela enfrentará a russa Daria Kasatkina (14ª), já neste sábado (10), às 8h (horário de Brasília).
Este foi o segundo triunfo de Bia Haddad sobre Ons Jabeur, que já foi vice-campeã de três Grand Slams (duas vezes em Wimbledon e uma vez no US Open). A primeira vez ocorreu nas quartas de final de Roland Garros do ano passado, quando a brasileira fez uma campanha histórica até a semifinal. Agora, Bia e Jabeur estão empatadas no confronto direto, com duas vitórias cada.
Além da semifinal em simples, Bia também segue viva na chave de duplas do WTA 500 de Abu Dhabi, ao lado da compatriota Luisa Stefani. Cabeças de chave número dois, elas já venceram duas partidas e jogarão contra as estadunidenses Sofia Kenin/Bethanie Mattek-Sands, no terceiro jogo deste sábado, por volta das 11h30 (horário de Brasília).