Tudo igual. O confronto entre Brasil e Suécia pelo Qualificatório da Copa Davis de tênis está empatado em 1 a 1. Nesta sexta-feira (2), aconteceram os dois primeiros jogos, que terminaram com uma vitória para cada lado. Thiago Monteiro (119º) derrotou Karl Friberg (364º) com 6/3, 7/6[5]. Os suecos igualaram com Elias Ymer (160º) vencendo Gustavo Heide (214º) de virada, com 4/6, 6/1 e 6/3.
Neste sábado (2), estão previstas até três partidas. O primeiro duelo acontece às 9h (horário de Brasília) e vai reunir Rafael Matos e Felipe Meligeni contra Filip Bergevi e Andre Goransson. Em seguida, Thiago Monteiro pode retornar à quadra para jogar contra Elias Ymer. Caso necessário, Heide fecha a participação diante de Karl Friberg.
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
O duelo entre Brasil e Suécia acontece na Helsingborg Arena, que tem quadra de piso duro e fica localizada na cidade sueca de Helsingborg. O time vencedor garante vaga na fase final da Copa Davis, que vai contar com 16 países. Austrália e Itália, finalistas da última edição, além de Grã-Bretanha e Espanha, convidadas, já estão classificadas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Monteiro abre o placar
O primeiro duelo foi entre Thiago Monteiro e Karl Friberg. Mais de 200 posições acima no ranking da ATP, o brasileiro fez valer seu favoritismo prévio e iniciou a partida vencendo os três primeiros games. O sueco até tentou pressionar o saque de Monteiro, mas não conseguiu devolver a quebra e a primeira parcial terminou em 6/3.
Monstrous Monteiro forehand #DavisCup | @cbtenis | @dThiagoMonteiro pic.twitter.com/CjfCZB5KKK
— Davis Cup (@DavisCup) February 2, 2024
Na parcial seguinte, o confronto pareceu um pouco mais equilibrado e os quatro primeiros games terminaram com os sacadores vencendo. No quinto game, Monteiro pressionou o saque de Friberg e conquistou a primeira quebra do set. Contudo, ele foi quebrado logo depois do rival abrir 0-40. O duelo seguiu equilibrado e a decisão foi para o tie-break. Nele, o brasileiro fez 7-5 e conquistou a vitória.
Heide leva virada
Logo após a vitória de Thiago Monteiro, foi a vez de Gustavo Heide entrar em ação. O jovem tenista brasileiro ocupa atualmente a posição 214 da ATP enquanto seu rival, Elias Ymer, está em 160º lugar. Apesar disso, a diferença dos rankings não apareceu no primeiro set. Heide fez um jogo sólido em seu serviço e pressionou bastante o saque do rival. Ele converteu o único break point de toda parcial no nono game e depois sacou para abrir 1 a 0 com 6/4.
That touch 🪶💯
— Davis Cup (@DavisCup) February 2, 2024
Beautiful play from Gustavo Heide 🇧🇷#DavisCup | @cbtenis pic.twitter.com/pHt2cBMcoz
As coisas ficaram bem diferentes na segunda parcial. Heide voltou cometendo mais erros e viu Ymer conquistar duas quebras e abrir 5/0. Ele até esboçou uma reação confirmando um game, mas sofreu o empate na sequência: 6/1. O sueco continuou exigindo do brasileiro nas devoluções e converteu break points no terceiro e nono game para consolidar sua vitória, 6/3.