Os brasileiros Rafael Matos e Felipe Meligeni conquistaram uma grande vitória na estreia do Challenger de Ottignies-Louvain-La-Neuve, nesta quarta-feira (24), na Bélgica. Eles superaram a parceria formada pelo francês Jonathan Eysseric e o estadunidense Evan King, cabeças de chave número 1, por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 10-4), para avançarem para as quartas de final.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Jogando juntos pela primeira vez no ano, Rafael Matos e Felipe Meligeni fizeram uma grande partida. Mesmo com o favoritismo de Eysseric/King, os brasileiros foram bem no primeiro set e venceram por 6/4, após uma quebra no início da parcial. A dupla adversária venceu o segundo set por 6/3 e forçou o match tie-break. Por lá, Matos e Meligeni foram dominantes e ganharam por 10-4.
Com a vitória, a parceria brasileira se classificou para as quartas de final do torneio, onde enfrentará os vencedores do confronto entre os sérvios Ivan Sabanov/Matej Sabanov e os belgas Simon Beupain/Jack Loge, que se enfrentarão na quinta-feira (25). Portanto, Matos e Meligeni terão ao menos um dia de descanso antes de voltarem à quadra outra vez.
Rafael Matos aparece na 59ª colocação do ranking mundial de duplas, sendo o segundo brasileiro mais bem colocado da lista. Ele fica atrás somente de Marcelo Melo, que e é o 51º. Por outro lado, Felipe Meligeni aparecia na 1062ª colocação antes do Challenger de Ottignies-Louvain-La-Neuve começar, mas já ganhou 275 posições com a vitória em solo belga. Ele poderá entrar no top-400 em caso de título.
Eliminações
Além de Matos e Meligeni, outra duplista brasileiro que entrou em ação foi Fernando Romboli, que fez parceria com o espanhol David Vega Hernandez. Os dois acabaram derrotados pelos holandeses Sander Arends/Sem Verbeek por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6 [6]). Atualmente, Romboli é o número cem do mundo nas duplas.
Outro que também já foi eliminado de Ottignies-Louvain-La-Neuve foi Felipe Meligeni, mas no torneio individual. Número 153 do mundo em simples, ele fez um jogaço contra o croata Borna Coric (40º), cabeça de chave número 1 e acabou derrotado, por 2 sets a 1 (7/5, 5/7 e 6/2), na primeira rodada do torneio.