Fim da linha para o Brasil no Australian Open. Última tenista ainda viva na chave principal, Luisa Stefani caiu nas quartas de final da chave de duplas femininas do Australian Open 2024, junto à holandesa Demi Schuurs. Elas perderam para a taiwanesa Hsieh Su-wei e a belga Elise Metens, cabeças de chave número 2, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2), na madrugada desta quarta-feira (24). Esta foi a melhor campanha da brasileira no torneio.
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
Luisa havia disputado a chave de duplas femininas do Australian Open em duas oportunidades, em 2020 e em 2021. Em ambas as ocasiões, caiu na terceira rodada, jogando ao lado da norte-americana Hayley Carter. No ano passado, ela não participou do torneio após desistência da também estadunidense Catty McNally, sua parceira, às vésperas da competição. No entanto, em 2023, Luisa foi campeã nas duplas mistas ao lado do compatriota Rafael Matos.
Em 2024, Luisa jogou com a holandesa Demi Schuurs, formando a parceria cabeça de chave número 9 nas duplas femininas. Ela enfim conseguiu superar a barreira da terceira rodada, mas acabou superada nas quartas de final, por Elise Mertens e Hsieh Su-wei, que venceram o primeiro set com uma quebra acima, em 6/4, e o segundo por 6/2, com amplo domínio sobre as adversárias. A partida durou 1h21min.
Luisa Stefani começou o ano na 20ª colocação do ranking mundial de duplas, mas vai dar um salto com a campanha em Melbourne. Ela ganhou 330 pontos e, assim, pode atingir até a 14ª posição após a próxima atualização da classificação, ao fim do Grand Slam. Vale destacar que o melhor ranking de sua carreira é o nono lugar, de novembro de 2021. Sua parceira, Demi Schuurs, deve ir para o 15º posto ao fim do AusOpen.
Adeus, Melbourne
Com a queda de Luisa Stefani, o Brasil se despede do Australian Open. Além dela, Bia Haddad e Ingrid Martins também participaram das duplas femininas: Bia caiu nas oitavas, enquanto Ingrid parou na estreia. Nas duplas masculinas, somente Rafael Matos superou a primeira rodada, com Marcelo Melo, Marcelo Demoliner e Thiago Wild caindo na estreia. Em simples, Bia Haddad chegou até a terceira rodada, enquanto Thiago Wild parou na estreia. Nas duplas mistas, Matos/Stefani e Melo pararam na primeira rodada.