Fim da jornada de Beatriz Haddad Maia no Australian Open 2024. Depois de duas vitórias, a tenista brasileira perdeu para a russa Maria Timofeeva por 2 sets a 0 (7/6 [7] e 6/3), na manhã desta sexta-feira (19), e parou na terceira rodada do torneio. Apesar do revés, Bia igualou o melhor resultado de um brasileiro neste Grand Slam.
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
Bia era a favorita para vencer o duelo, principalmente porque era uma das cabeças de chave do torneio e também por ser a 12ª colocada do ranking mundial. Enquanto isso, Timofeeva entrou no Australian Open como a número 170 do mundo e vinda do qualifying. Apesar da grande diferença entre os rankings, a russa de 20 anos fez uma partida digna de uma jogadora top-10 para sair vencedora.
A brasileira até começou bem no duelo, abrindo 3/0 no primeiro set, mas tomou o empate em 3/3. Com confirmações de serviço das duas tenistas, a decisão foi para o tie-break, onde Bia chegou a ter um set point e desperdiçou a chance após uma bola sair por muito pouco. Ela tomou a virada e acabou derrotada em 9-7.
Embalada pela parcial anterior, Timofeeva cresceu no segundo set e, usando e abusando de paralelas requintadas, conseguiu abrir 5/1 com duas quebras acima. Bia reagiu no fim e chegou a devolver um break e salvar quatro match points. No entanto, na quinta oportunidade, a russa obteve êxito e fechou o duelo em 6/3.
A melhor campanha
Com a derrota, o Brasil segue com o tabu de nunca ter colocado um tenista na quarta rodada do Australian Open na era aberta. A campanha de Bia igualou os desempenhos de Gustavo Kuerten (2004), Jaime Oncins (1991) e Marcos Hocevar (1993). Maria Esther Bueno chegou até a final do Grand Slam em 1965, antes da era aberta.
Este foi o melhor desempenho de Bia Haddad no Australian Open. Em quatro participações anteriores, ela jamais havia vencido dois jogos. Neste ano, a paulista de 27 anos só enfrentou promessas do tênis mundial. Primeiro, ela venceu a tcheca Linda Fruhvirtová (84ª), de 20 anos, e, em seguida, superou a russa Alina Korneeva (179ª), de 16 anos, antes de cair para Maria Timofeeva (170ª), de 20 anos.
Bia Haddad ganhou 120 pontos com a campanha em Melbourne e está subindo uma posição na atualização momentânea do ranking mundial, indo para o 11º lugar. Ela poderia retornar para o top-10 caso avançasse para as oitavas de final. A melhor posição de sua carreira foi justamente o 10º lugar, alcançado em junho do ano passado.