A brasileira Beatriz Haddad Maia (12ª) bateu a russa Alina Korneeva (179ª), na madrugada desta quarta-feira (17), e avançou para a terceira rodada do Australian Open. Ela fez uma partida dominante e venceu por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2), após 1h21min. É a primeira vez que Bia supera a segunda rodada do Grand Slam australiano.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
Vindo de uma estreia dura contra a tcheca Linda Fruhvirtová, Bia teve um duelo mais tranquilo contra Korneeva, russa de apenas 16 anos de idade, que aparece na 179ª colocação do ranking munduial e superou o qualifying para chegar na chave principal. Antes de encarar Bia, Korneeva havia batido a espanhola Sara Sorribes Tormo (52ª).
Cabeça de chave número 10 do torneio, Bia Haddad conseguiu impor seu favoritismo e foi dominante para vencer em sets diretos. Em ambas as parciais, venceu com duas quebras de vantagem: 6/1 no primeiro set e 6/2 no segundo. Bia encarou apenas três break points em toda a partida – todos eles em um único game -, mas conseguiu salvá-los.
Com a grande vitória, Bia Haddad se classificou para a terceira rodada do Australian Open, atingindo um feito inédito em sua carreira. Ela já havia chegado na segunda fase do Grand Slam australiano em três oportunidades (2018, 2019 e 2022), mas jamais tinha ultrapassado essa barreira. No acumulado, ela soma cinco vitórias e quatro derrotas em Melbourne.
Quase que um repeteco da segunda rodada, Bia agora enfrentará outra jovem russa na próxima fase. Trata-se de Maria Timofeeva, que tem 20 anos de idade e que, assim como Korneeva, veio do quali. Em sua campanha até aqui, ela superou a francesa Alize Cornet (110ª) e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (252ª).