Foram sorteadas na noite desta quarta-feira (10) as chaves individuais do Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Bia Haddad Maia e Thiago Wild, únicos representantes do país em simples, conheceram seus adversários de estreia. Bia enfrentará a tcheca Linda Fruhvirtová, enquanto Wild jogará contra o russo Andrey Rublev. A competição começará no próximo domingo (14).
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
Número 11 do mundo, Bia Haddad é uma das cabeças de chave do torneio e, por isso, não poderá enfrentar adversárias de ranking maior do que o seu até as oitavas de final. Ela vai estrear contra Linda Fruhvirtová (84ª) e, em caso de vitória, enfrentará a espanhola Sara Sorribes Tormo (53ª) ou uma qualifier na segunda rodada. Em seguida, poderá jogar contra a francesa Alizé Cornet (112ª), a dinamarquesa Caroline Wozniacki (252ª) ou a polonesa Magda Linette (24ª).
Já nas oitavas de final, Bia poderá ter a grega Maria Sakkari (8ª), cabeça de chave número 8, ou a belga Elise Mertens (29ª), entre outras adversárias, pela frente. Seu cruzamento nas quartas de final será contra o quadrante que conta com a estadunidense Cori Gauff (4ª) e a francesa Caroline Garcia (20ª). Na semi, poderá jogar contra a belarrussa Aryna Sabalenka (2ª) ou a tunisiana Ons Jabeur (6ª).
Vale destacar que Bia Haddad jamais chegou na terceira rodada do Australian Open. Seus melhores resultados foram em 2018, 2019 e em 2022, quando foi até a segunda rodada. Na última temporada, ela caiu ainda na estreia. Considerando todos os Grand Slams, Bia foi semifinalista em Roland Garros na última temporada e parou nas oitavas de final em Wimbledon, também em 2023.
Thiago Wild enfrenta cabeça de chave
Entre os homens, Thiago Wild terá uma pedreira logo de cara em sua primeira aparição no Australian Open. Número um do Brasil e número 78 do mundo, ele jogará contra o russo Andrey Rublev (5º), cabeça de chave número 5, na estreia do torneio. Caso avance, terá o estadunidense Christopher Eubanks (34º) ou o japonês Taro Daniel (64º) na segunda rodada.
Vale destacar que Wild já enfrentou um cabeça de chave em um Grand Slam uma vez e surpreendeu. O feito aconteceu em Roland Garros do ano passado, quando o paranaense de 23 anos superou o russo Daniil Medvedev, à época vice-líder do ranking mundial, na primeira rodada. Na ocasião, Wild avançou até a terceira rodada do torneio.
Ainda em seu quadrante inicial, Thiago Wild poderá jogar contra o estadunidense Sebastian Korda (29º) na terceira rodada e enfrentar o australiano Alex de Minaur (10º) ou o chileno Nicolás Jarry (18º) nas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, cruzará contra o quadrante do italiano Jannik Sinner (4º). Uma possível semifinal poderá ser contra o sérvio Novak Djokovic (1º).
O Australian Open começará em 14 de janeiro. Bia Haddad e Thiago Wild serão os únicos representantes do país na chave individual, uma vez que Laura Pigossi e Felipe Meligeni caíram no qualifying. Bia e Wild também estão na chave de duplas, assim como Luisa Stefani, Marcelo Melo, Rafael Matos, Marcelo Demoliner e Ingrid Martins.