O tenista brasileiro Felipe Meligeni Alves deu adeus ao sonho de disputar a chave principal do Australian Open pela primeira vez na carreira. Ele perdeu para o holandês Jesper de Jong por 2 sets a 0 (7/6 [5] e 6/1), na madrugada desta quinta-feira (11), e parou na segunda rodada do qualifying do primeiro Grand Slam da temporada.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Atualmente o 153º colocado do ranking mundial, Meligeni havia feito uma estreia sólida no quali, vencendo o estadunidense Michael Mmoh por 6/1 e 6/3, e chegou bem para enfrentar de Jong, número 148 do mundo. No entanto, o brasileiro acabou derrotado depois de 1h43 min de partida, que teve dois sets bem distintos.
Meligeni esteve a frente do placar em boa parte do primeiro set, ao ter uma quebra de vantagem em duas oportunidades. Ele chegou a sacar para fechar a parcial em 5/4, mas sofreu o empate. A definição ficou para o tie-break, que foi muito equilibrado e teve como vencedor De Jong, com placar de 7-5, com uma quebra acima.
Depois de sofrer a virada na primeira parcial, Meligeni não se encontrou no segundo set e o jogo escapou de suas mãos. O holandês abriu duas quebras de vantagem rapidamente e tomou conta da parcial. Meligeni ainda chegou a desperdiçar quatro break points no quarto game. No fim, De Jong venceu por 6/1.
Sem chave principal
Com a eliminação, Felipe Meligeni iguala seu melhor desempenho no Australian Open, repetindo 2021, quando também parou na segunda rodada do quali. Campineiro de 25 anos, o tenista disputou um único Grand Slam em sua carreira: o US Open de 2023, em que, inclusive, superou a primeira rodada. Ele já chegou na última rodada do quali em Roland Garros e em Wimbledon.
Sem Meligeni, o Brasil terá apenas um representante na chave principal do torneio individual masculino do AusOpen. Será Thiago Wild, 78º colocado do ranking mundial. Entre as mulheres, o país contará com Bia Haddad Maia, número 11 do mundo. Laura Pigossi participou do quali, mas caiu ainda na primeira rodada.