Felipe Meligeni e Laura Pigossi são os dois brasileiros inscritos no qualificatório do Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada, que acontecerá entre 9 e 12 de janeiro. Pelo ranking, Thiago Wild e Bia Haddad Maia já estão garantidos na chave principal.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Meligeni é o atual 148º colocado do ranking mundial da ATP, enquanto Pigossi aparece na 110ª posição da WTA – sendo a 12ª cabeça de chave do qualificatório. O atleta mais bem ranqueado do quali masculino é o austríaco Dominic Thiem, número 98 do mundo. Entre as mulheres, quem lidera a lista é a russa Kamilla Rakhimova, 99ª colocada do ranking mundial.
Laura Pigossi buscará disputar a chave principal do Australian Open pela segunda vez seguida. Ela perdeu na última rodada do qualificatório no ano passado, mas garantiu vaga no torneio principal como lucky loser. Pigossi, aliás, acumula outra participação em Grand Slam na carreira: Wimbledon-2022. Em ambas as ocasiões, caiu na primeira rodada.
Já Felipe Meligeni quer participar do segundo Grand Slam da carreira, o primeiro em Melbourne. Ele vem de uma bela participação no US Open-2023, em que furou o qualifying e chegou até a segunda rodada. No Australian Open, seu melhor resultado foi em 2021, quando caiu na segunda rodada do qualificatório, ficando a duas vitórias da chave principal.
Thiago Monteiro também teria ranking para disputar o qualifying do Australian Open, mas não se inscreveu por conta de uma lesão, sofrida ainda no final da última temporada. Por outro lado, Bia Haddad Maia, 11ª do mundo, e Thiago Wild, número 79 do ranking, já estão assegurados na chave principal do torneio, que começará em 14 de janeiro.