Depois de enfrentar uma rodada dupla neste sábado (2), a brasileira Laura Pigossi se classificou para a final do WTA 125K de Buenos Aires, na Argentina. Ela derrotou a mexicana Renata Zarazúa por 2 sets a 1 (6/4, 1/6 e 7/6 [2]), pela semifinal do torneio. A brasileira chegou a ter 4/2 de desvantagem no terceiro set, mas conseguiu a virada. Esta é a maior final da medalhista olímpica na temporada.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Número 137 do mundo, Pigossi havia vencido a argentina Solana Sierra, pelas quartas de final, pouco menos de três horas antes de jogar a semi. Renata Zarazúa (135ª) também estava na mesma situação, tendo jogado poucas horas antes. O cronograma da competição foi exprimido dessa forma por conta do mau tempo na capital argentina, que gerou adiamento das partidas nos dias anteriores.
Como foi o jogo
Em quadra, o duelo teve muita emoção. Pigossi é a cabeça de chave número 5, enquanto Zarazúa era a sexta atleta mais bem ranqueada do torneio A brasileira iniciou melhor e venceu o primeiro set por 6/4, após conseguir uma quebra no sétimo game. Já na segunda parcial, a mexicana foi dominante e ganhou por 6/1.
No set decisivo, Zarazúa começou embalada e quebrou o serviço da brasileira no terceiro game, saltando a frente em 2/1. A mexicana permaneceu na dianteira e chegou a ter 4/2, mas Pigossi reagiu. A brasileira venceu três games seguidos, devolveu a quebra e passou a frente em 5/4. A mexicana chegou a ter um novo break na sequência e sacou para o jogo em 6/5, mas a brasileira salvou, empatou o duelo e forçou o tie-break. Por lá, Pigossi cresceu e venceu por 7-2.
Rumo ao título
Dessa forma, Laura Pigossi avançou na competição e atingiu a maior final da temporada. Em agosto, chegou na decisão do ITF W60 de Feira de Santana, onde sagrou-se campeã. No WTA 125K de Buenos aires, ela enfrentará a argentina Maria Lourdes Carlé (175ª), em busca do maior título de sua carreira. O duelo acontecerá neste domingo (3), às 13h30 (horário de Brasília).
Atualmente na 137ª colocação do ranking mundial, Laura Pigossi está ganhando 66 pontos com a campanha em Buenos Aires. Assim, sobe 15 posições na classificação de forma momentânea, indo para o 122º posto. Em caso de título, terá a chance de subir para o top-110 do mundo. Seu melhor ranking é a 100ª posição, de agosto do ano passado.