O brasileiro Gilbert Klier conseguiu a maior vitória da carreira neste sábado (02). Ele derrotou o chileno Tomás Barrios Vera, número 105 do mundo, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3), e chegou em uma final de Challenger pela primeira vez na carreira, em Temuco, no Chile. A decisão será contra o estadunidense Aleksandar Kovacevic, neste domingo, às 12h.
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro de 2024
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
Atualmente na 461ª colocação do ranking mundial, Gilbert Klier vinha de três vitórias muito sólidas em Temuco antes de enfrentar Barrios Vera – todas sem sofrer sets. A parada com Barrios Vera, no entanto, seria um pouco mais dura. Afinal, o chileno é o 105º colocado do ranking da ATP e era o cabeça de chave número 1 do torneio.
Sem se importar com o favoritismo do adversário, o brasileiro fez mais uma partida consistente e conseguiu a vitória também por sets diretos. Na primeira parcial, Gilbert quebrou o saque no sexto game, o chileno devolveu no nono e o brasileiro conseguiu outro break no décimo game, fechando em 6/4. Já no segundo set, o brasileiro abriu 4/0 de cara e se manteve a frente até vencer por 6/3.
Esta já foi a primeira semifinal de Challenger do brasiliense de 23 anos, que agora também atinge uma inédita final. Seu adversário será o estadunidense Aleksandar Kovacevic, 123º colocado do ranking mundial e cabeça de chave número 4. O duelo ocorrerá neste domingo (3), às 12h (horário de Brasília).
Com a campanha em Temuco, Gilbert está ganhando 50 pontos no ranking mundial. Assim, está subindo 105 posições na classificação, indo para o 356º posto de forma momentânea. Caso seja campeão, poderá entrar no top-320, que seria o melhor ranking de sua carreira. A melhor marca do brasileiro é o 354º lugar, de junho de 2022.
Queda nas duplas
Poucas horas depois de vencer em simples, Gilbert Klier juntou-se ao compatriota João Lucas Reis da Silva e voltou à quadra para jogar a semifinal de duplas do Challenger de Temuco. Desta vez, no entanto, o resultado não foi satisfatório. A dupla verde-amarela acabou superada pelo Kovacevic e Keegan Smith, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).