O Brasil terá dois tenistas nas quartas de finais do Challenger de Montevidéu, disputado no Uruguai. Depois de Thiago Monteiro garantir sua vaga na véspera, foi a vez de Gustavo Heide avançar de fase nesta quinta-feira (16), ao derrotar o holandês Max Houkes por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3). Por outro lado, Pedro Sakamoto perdeu para o argentino Facundo Diaz Acosta por 6/1 e 6/2 e se despediu do torneio.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Atualmente na 270ª colocação do ranking mundial, Gustavo Heide vinha de uma estreia dura contra o uruguaio Ignacio Carou, apenas o número 855 do mundo. Seu adversário na segunda rodada foi Max Houkes, que aparece em 369º no ranking mundial. Houkes foi o responsável pela eliminação do argentino Pedro Cachin (72º), cabeça de chave número 1, na primeira rodada.
Mesmo com todos os ingredientes para um novo jogo difícil, Heide fez uma partida dominante e atropelou seu adversário, vencendo por sets diretos, em parciais de 6/1 e 6/3. Com a vitória, carimbou vaga nas quartas de final, onde enfrentará o argentino Facundo Bagnis (205º) ou o italiano Edoardo Lavagno (238º), em partida programada para esta sexta-feira (17), ainda sem horário definido.
Quarto colocado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, há três semanas, Gustavo Heide vive uma boa fase. Com a campanha em Montevidéu, ele já ganhou 13 pontos no ranking mundial e, assim, está subindo 11 posições momentaneamente, indo para o 259º lugar. Em caso de ida para a semifinal, poderá subir até mais 12 colocações. O melhor ranking do tenista de 21 anos é o 232º lugar, de outubro deste ano.
Outros brasileiros
Além de Heide, o Brasil terá Thiago Monteiro nas quartas de final do Challenger de Montevidéu. Número 131 do mundo, ele enfrentará o argentino Camilo Ugo Carabello (144º) nesta sexta, às 10h (horário de Brasília). Outro que poderia estar nas quartas é Pedro Sakamoto (411º), que veio do qualifying. No entanto, ele acabou derrotado pelo argentino Francisco Díaz Acosta (111º) por 2 a 0 (6/1 e 6/2) nas oitavas de final.
Pela chave de duplas, os brasileiros Fernando Romboli e Marcelo Zormannn venceram Ignacio Carou/Ugo Carabelli por 2 a 1 (6/7 [7], 6/2 e 10-6) e avançaram para a semifinal. Eles formam a dupla cabeça de chave número 4 e enfrentarão os argentinos Guido Andreozzi/Guillermo Duran, principais favoritos. Os adversários passaram pela parceria formada pelo brasileiro Gabriel Roveri e pelo australiano Adam Taylor por 6/3 e 6/4.