O brasileiro João Fonseca, atualmente líder do ranking mundial juvenil de tênis, deve disputar o circuito universitário norte-americano a partir do ano que vem. De acordo com o jornalista especializado Gill Gross, o carioca de 17 anos se comprometeu com a forte Universidade de Virgínia para jogar lá a partir de agosto de 2024. Até lá, ele seguirá disputando torneios do circuito profissional.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
A Universidade de Virgínia, também chamada de UVA, é uma das universidades mais reconhecidas academicamente nos Estados Unidos e possui um dos melhores programas do tênis universitário norte-americano. A UVA é a número um do ranking da modalidade, tendo vencido seis campeonatos da NCAA (principal divisão universitária) nos últimos dez anos. João e a família chegaram a ter outras propostas, mas optaram pela Virgínia.
Principal promessa do tênis brasileiro, João Fonseca é o número um do mundo no juvenil. Ele assumiu a liderança do ranking depois que foi campeão do US Open, há dois meses, tornando-se o terceiro brasileiro a ser campeão de um Grand Slam na categoria. Enquanto aguarda a chegada do próximo ano, o carioca disputará o circuito profissional. Seu próximo compromisso será o Challenger de Brasília, a partir de 20 de novembro.
Neste momento, João está em Turim, na Itália, servindo como sparring para os atletas que disputam o ATP Finals. Por lá, teve a oportunidade de treinar com grandes estrelas do tênis mundial, como o espanhol Carloz Alcaraz. Além disso, o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, quinto colocado do ranking mundial, por 6/4, em um set treino realizado neste domingo (12).